Home > Notícias > GHC e HCPA - Reunião com SEST aponta possibilidade de melhoria da proposta de reajuste do vale-alimentação

12/07/2024 - GHC e HCPA - Reunião com SEST aponta possibilidade de melhoria da proposta de reajuste do vale-alimentação

Letícia Giacomelli - Comunicação

Em reunião com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI), na manhã desta sexta-feira (12), o Sindisaúde-RS, a Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc) e demais sindicatos que representam a base dos trabalhadores dos dois hospitais, expuseram a situação das negociações pelo reajuste do vale-alimentação no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que não avançam em decorrência de ausência de diálogo por parte das Direções. Ambas apresentaram propostas de reajuste insuficientes, sendo rechaçadas pelas trabalhadoras e trabalhadores em assembleias gerais extraordinárias.

De acordo com a SEST, que é a responsável pela regulação dos serviços públicos federais, há espaço para melhoria das propostas. A Secretaria sinalizou que buscará intermediar as negociações para que se chegue a um valor mais próximo ao da cesta básica do RS e, inclusive, orienta que novas rodadas de conversa sejam promovidas entre as duas empresas e os sindicatos.

A paridade, ou seja, a isonomia global entre os servidores dos dois hospitais também foi assegurada pela entidade. Além disso, a SEST confirmou que o decreto de calamidade pública do Estado do Rio Grande do Sul tem validade para estender o prazo dos Acordos Coletivos de Trabalho. Embora as empresas tenham autonomia para autorizar a prorrogação, essa ratificação é uma garantia para as(os) trabalhadores, que estavam preocupados com a situação por conta de informações incorretas que foram difundidas, especialmente no GHC.

A Secretaria informou, ainda, a autorização para abertura de concurso público para o Centro Oncológico do GHC. Serão 683 vagas. Já, para o HCPA, há previsão de chamamento para o preenchimento de cerca de 800 vagas temporárias.

A deputada federal Fernanda Melchionna também havia solicitado reunião com a SEST e acompanhou o encontro de hoje defendendo e apoiando a pauta das e dos trabalhadores.

O Sindisaúde-RS e as demais entidades representativas seguem na luta em busca de avanços nos direitos as trabalhadoras e trabalhadores da saúde!