Home > Notícias > GHC - Em assembleia, trabalhadoras (es) aceitam reajuste de 37,06% no Vale-Alimentação

05/05/2023 - GHC - Em assembleia, trabalhadoras (es) aceitam reajuste de 37,06% no Vale-Alimentação

Ontem (5), em assembleia as (os)  trabalhadoras (es) do Grupo Hospitalar Conceição aprovaram a proposta de reajuste de 37,06% no valor do Vale-Alimentação. Com o aumento, o valor do Vale-Alimentação será elevado de R$385 para R$527,68, com pagamento retroativo, na próxima folha salarial, com a data base de 1º de abril, e representa a reposição da inflação oficial dos últimos seis anos, período em que o benefício esteve congelado.

A proposta foi aprovada por ampla maioria da assembleia

A medida é uma reivindicação dos trabalhadores que estão em permanente mobilização desde fevereiro, com a realização de assembleias e "Almoços da Luta" nos hospitais Cristo Redentor e Nossa Senhora da Conceição para ampliar o movimento. Apesar de ser um avanço em relação às tentativas anteriores com governos, o diretor do Sindisaúde-RS, Valmor Guedes, destaca que o reajuste de 37,06% é importante, mas ainda não representa um aumento real, já que a inflação dos alimentos nesse período foi de 61%.

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, coordenou a mesa da assembleia

Saúde do trabalhador e 180 horas para higienização

Além do reajuste do Vale-Alimentação, outros pontos seguem em negociação. A direção do GHC prometeu apresentar a reestruturação dos serviços de cuidado à saúde do trabalhador até o dia 15 de maio. Para avançar na luta pela jornada de 180 horas para o pessoal da higienização, a assembleia aprovou a formação de uma comissão de negociação com sindicalistas e higienizadores.