Home > Notícias > GHC - Mediação no TRT-4 sobre o remanejo noturno tem encaminhamentos e retomada dia 17

11/08/2022 - GHC - Mediação no TRT-4 sobre o remanejo noturno tem encaminhamentos e retomada dia 17

* Informações da Comunicação da Aserghc. Clique aqui para a notícia original.

Na terça, dia 9/08, foi realizada por videoconferência a primeira reunião de mediação entre os sindicatos representantes das categorias do GHC e a Direção do hospital acerca do Banco de Remanejo.

A ASERGHC e os sindicatos das categorias da saúde tentam, desde 2017, chegar a uma solução razoável e equilibrada, que restabeleça o Banco de Remanejo e que não cause prejuízos aos novos trabalhadores, que exercem suas funções com a mesma qualidade e merecem ser tratados e remunerados com isonomia.

O GHC alegou que requereu a mediação em razão de dificuldade de manutenção das condições de trabalho, mas que realizou diversas reuniões e foi construída uma minuta de comum acordo sobre certos impasses do campo jurídico. Segundo o GHC, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), se posicionou no sentido que a direção da instituição trate a matéria como ato de gestão. Atualmente, as vagas do noturno são destinadas, somente, às novas contratações.

Os sindicatos manifestaram a possibilidade de formalização de acordos individuais de alterações contratuais, em substituição de futuro acordo coletivo, caso seja mantido os pagamentos de adicional noturno e hora reduzida noturna para os empregados antigos do dia transferidos para a noite.

Ficou encaminhada nova mediação para o próximo dia 17/08. Na ocasião, o GHC deverá apresentar a minuta de acordo alegada em sua manifestação; e as entidades sindicais deverão apresentar a pauta de sugestões de soluções a respeito da questão da hora reduzida noturna, a partir da vigência da Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista).

Ata da reunião

Clique aqui para conferir o documento.