Home > Notícias > GHC - Pressionada, gestão cede a alguns pedidos, divulga lista do Banco e acena com Atendimento de Saúde

03/02/2022 - GHC - Pressionada, gestão cede a alguns pedidos, divulga lista do Banco e acena com Atendimento de Saúde

* com informações e fotos da Comunicação da Aserghc

Dezenas de trabalhadores e sindicalistas do Sindisaúde-RS, Aserghc, Sintargs, Sinditest-RS e Sindaergs protestaram em frente ao prédio administrativo do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na tarde de hoje (3). A quinta-feira era o prazo-limite para a gestão do Grupo responder às reivindicações feitas em janeiro, a respeito do banco de remanejo interno e a precarização do atendimento de saúde oferecido aos profissionais. A assembleia de 20 de janeiro havia definido a entrega das reivindicações realizada no último dia 24 e o ato de hoje como forma de cobrança pública.

Dezenas de dirigentes sindicais realizaram o ato hoje

Vice-presidenta Claudete e diretor Arlindo recebem documento com compromissos de gestão

O diretor-presidente do GHC, Claudio Oliveira, entregou um documento à vice-presidenta do Sindisaúde-RS, Claudete Miranda, e ao diretor  do sindicato e presidente da Aserghc, Arlindo Ritter, onde aponta alguns compromissos da diretoria para com os trabalhadores. Oliveira ressaltou que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), subordinada ao governo Bolsonaro, ainda não validou a proposta informal do Grupo para aplicar o banco de remanejo. Os trabalhadores sugeriram que seja realizado um rodízio entre os trabalhadores do dia para ocupar as vagas em aberto da noite.

Claudete e Arlindo Ritter recebem documento das mãos do diretor-presidente do GHC, Claudio Oliveira

Principais compromissos formalizados pela gestão

• A partir da implementação do Programa de Demissão Voluntária (PDV) do GHC, devem surgir 163 postos de trabalho. A diretoria se compromete a preencher as vagas noturnas com a lista de trabalhadores inscritos para remanejo interno.

• A gestão afirmou que não convocará trabalhadores temporários para o noturno enquanto não houver solução definitiva para o banco de remanejo.

• Atendendo à demanda dos sindicatos por maior transparência no processo de preenchimento de vagas, a diretoria forneceu a lista de trabalhadores inscritos no banco de remanejo. Segundo o GHC, eram 1.085 trabalhadores em 2017, e 913 em janeiro de 2022.

• Sobre o serviço de saúde prestado aos trabalhadores, Oliveira manifestou a intenção de destinar uma ala do Hospital Nossa Senhora da Conceição para estruturar o atendimento das especialidades de psiquiatria, psicologia e fisioterapia, para o acompanhamento pós-Covid dos trabalhadores.

Documento e lista do Banco

O documento oficial com os compromissos da gestão você confere clicando aqui!

As entidades de classe não podem divulgar abertamente a lista de inscritos no Banco de Remanejo, mas qualquer trabalhador pode se dirigir à sede da Aserghc e solicitar acesso à lista ao presidente da entidade e diretor do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter.