Home > Notícias > GHC - Primeira reunião sobre Acordos Coletivos renova Vale por 30 dias

25/03/2022 - GHC - Primeira reunião sobre Acordos Coletivos renova Vale por 30 dias

com informações da Comunicação da Aserghc

Na última terça (22), ocorreu a primeira reunião da mesa de negociação sobre os dois Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) internos que definem legalmente a existência do Vale-Alimentação (VA) e do Banco de Horas, respectivamente. A pauta de reivindicações da categoria, construída em assembleia intersindical (clique aqui), foi apresentada pelas 10 entidades presentes à reunião. A gestão do GHC, como tem acontecido todos os anos, informou que não pretende reajustar o VA, alegando que a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo Federal não permitiria qualquer mudança nos valores.

Encaminhamentos

Para poder continuar a discussão sobre o reajuste, as (os) dirigentes sindicais solicitaram a prorrogação do direito ao Vale por mais 30 dias, visto que o ACT que trata do assunto se encerra em 1º de abril. A prorrogação é necessária devido ao fim da ultratividade da norma (clique aqui para entender). Já o ACT que trata do Banco de Horas ainda não precisa ser prorrogado, pois se encerra apenas em 1º de maio. Ficou também definida a data da próxima reunião: 04 de abril.

As demais pautas, como Concessão de Plano de Saúde e de Previdência Complementar, ficaram prejudicadas neste primeiro encontro devido à intransigência da gestão acerca do reajuste no Vale. Por parte do GHC, participaram a Gerente de Recursos Humanos e Gerência da área jurídica.

Medidas frente à negativa: encontros abertos nos hospitais

As (os) dirigentes sindicais se reunirão na próxima semana para discutir como construir a mobilização necessária para conduzir a negociação. Além disso, serão convocados encontros abertos nos hospitais e unidades do GHC para informar os rumos da mesa de negociação.

Proposta da categoria

A proposta aprovada pelos trabalhadores em assembleia prevê reajuste no valor do VA em patamares que contemplem o valor de uma cesta básica, ou seja, R$ 673,00 (referência no mês de janeiro de 2022 segundo o DIEESE). O Vale está congelado desde 2017.

Clique aqui e confira o ofício encaminhado à gestão com a proposta da categoria.