Home > Notícias > GHC - Revisão de punições e 180 horas da higienização marcam segunda reunião. Nova assembleia nesta quinta (30)!

28/03/2023 - GHC - Revisão de punições e 180 horas da higienização marcam segunda reunião. Nova assembleia nesta quinta (30)!

Júlio Câmara - Comunicação

O Sindisaúde-RS e demais entidades de classe envolvidas na negociação do novo Acordo Coletivo de Trabalho para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) tiveram, ontem (27), a segunda reunião de negociações sobre o novo Acordo Coletivo de Trabalho com a futura diretoria do Grupo. Os representantes da próxima gestão, Gilberto Barichello e Quelen da Silva, apresentaram retorno sobre as reivindicações sindicais, especialmente sobre ações para revogação das penalidades e 180 horas da higienização. Sobre as tratativas acerca do Vale-Alimentação, relataram como estão sendo as conversas com a Secretaria de Coordenação das Estatais, órgão do Governo Federal que substitui a SEST na gerência das empresas estatais.

Embora ainda não tenha sido empossada, é a futura equipe diretiva do GHC quem está tratando das demandas das (os) trabalhadoras (es). O prazo legal para a posse é o dia 14 de abril.

Confira mais abaixo!

Reunião de negociação aconteceu no prédio administrativo do GHC. Pela gestão, Barichello e Quelen da Silva

Compromisso pela revogação de penalidades

A futura gestão assumiu o compromisso de montar uma comissão para avaliar as penalidades que foram aplicadas nos últimos 4 anos  que desconsideraram o princípio do contraditório e o direito à ampla defesa. A revogação dessas punições está entre as reivindicações do Sindisaúde - RS porque se trata de uma série de casos de injustiça contra funcionárias (os) que chegaram a resultar em demissões por justa causa.

180 horas para higienização

Também houve retorno sobre a reivindicação da campanha pela redução da jornada de trabalho do pessoal da higienização. A futura gestão disse que um estudo, indicando o caminho para reduzir a carga horária semanal para 180 horas sem redução salarial, já foi entregue aos representantes do Governo Federal.

Reconhecimento de perdas e Vale-Alimentação

A futura gestão informou ainda sobre as tratativas com a Secretaria de Coordenação das Estatais, com quem esteve reunindo na semana passada. No relato, disse que a conversa avançou no sentido de reconhecimento das perdas que as trabalhadoras (es) sofreram durante 7 anos de congelamento no reajuste do Vale-Alimentação. No entanto, não houve ainda compromisso com o reajuste do Vale para R$ 821,79, que é o pedido da categoria.

Prorrogação do atual Acordo Coletivo de Trabalho

O atual Acordo Coletivo de Trabalho expira no dia 31 de março. Com a proximidade do vencimento, a equipe de transição propôs um termo aditivo para renovação do acordo vigente por 60 dias, ampliando o tempo de negociações. A decisão será tomada pela categoria na próxima assembleia.

Assembleia geral nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (30), trabalhadoras (es) às 14h, sem reúnem em nova assembleia no pátio do Hospital Conceição, momento em que será dado o informe das negociações e a categoria poderá avaliar e deliberar os próximos passos do movimento.