Home > Notícias > GHC - Trabalhadores foram à Brasília pressionar o governo pela jornada de 180 horas

02/08/2023 - GHC - Trabalhadores foram à Brasília pressionar o governo pela jornada de 180 horas


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

A comissão de trabalhadores da higienização do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) esteve ontem em Brasília para pressionar o Governo Federal a avançar na luta pela jornada de trabalho de 180 horas. A comitiva, organizada pela Associação de Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc), contou com a participação do diretor da Aserghc e do Sindisaúde-RS, Valmor Guedes, além dos membros da comissão Jessu Silva, André Almeida, Rosa Chaves, Cátia da Silva e Luciane Silva, todos trabalhadores da higienização e engajados na mobilização.

Compromisso da SEST

No decorrer do dia, a comissão realizou visitas à Câmara Federal, onde recebeu o apoio da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e do deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS). Fernanda Melchionna organizou uma reunião com a Secretaria de Coordenação de Estatais (SEST), órgão responsável pela gestão das empresas públicas vinculado ao Ministério de Gestão e Inovação de Serviços Públicos.

 

Na reunião, os trabalhadores expuseram a difícil situação que enfrentam e destacaram a urgência de preencher as vagas ainda em aberto e ampliar as contratações para viabilizar a redução da jornada de trabalho. A equipe da SEST se comprometeu a dar a devida prioridade a essa demanda assim que receber o estudo técnico realizado pelo GHC, que comprova a necessidade da ampliação do quadro.

Audiência pública na Câmara Federal

Após a reunião, os trabalhadores acompanharam a deputada Fernanda Melchionna na tentativa de sensibilizar os deputados da Comissão de Administração e Serviço Público para aprovar uma audiência pública destinada a discutir a situação dos higienizadores. No entanto, não houve quórum por parte dos parlamentares da comissão. A deputada garante que seguirá tentando aprovar a realização da audiência.

 

A luta pelas 180 horas!

Essa iniciativa faz parte de um movimento que busca corrigir uma injustiça histórica enfrentada pelos trabalhadores da higienização, que são a única categoria a cumprir uma jornada mensal de 220 horas de trabalho, desempenhando uma das tarefas mais exaustivas dentro do ambiente hospitalar.

 

 

A luta pela jornada de 180 horas representa uma importante batalha dos profissionais da saúde para garantir melhores condições de trabalho e preservar sua saúde física e mental. O Sindisaúde-RS e a Aserghc seguem firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores, buscando apoio político e pressionando o governo para a necessidade de mudanças que valorizem os profissionais.