Home > Notícias > HCPA – Café da manhã com os sindicatos mobiliza e informa sobre Vale e RVA ! E vem aí o almoço da luta em 29/03

22/03/2023 - HCPA – Café da manhã com os sindicatos mobiliza e informa sobre Vale e RVA ! E vem aí o almoço da luta em 29/03

Júlio Câmara - Comunicação

Trabalhadoras e trabalhadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre se encontraram, hoje pela manhã, no saguão em frente à entrada principal do hospital para participar do café com os sindicatos. A iniciativa do Sindisaúde – RS, com outros sindicatos da saúde, faz parte da campanha de mobilização pelo reajuste do Vale Alimentação para R$ 821,79, pela distribuição da renda variável (RVA) para todas (os) trabalhadoras (es) e outras demandas aprovadas em assembleia como o tele-trabalho e assédio moral.

Café da manhã teve forte participação de trabalhadoras (es), tanto quem encerrava o seu turno quanto quem estava iniciando o expediente

Primeira reunião com o governo federal

Ontem (21), aconteceu, em Brasília, a primeira reunião entre os sindicatos e a Secretaria de Coordenação das Estatais, que é o órgão do novo governo que substitui a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). Com as dificuldades impostas pela impossibilidade de diálogo com a gestão do HCPA, o Sindisaúde – RS está levando o debate sobre o VA e RVA direto para os interlocutores do governo federal.

A avaliação dos sindicalistas é de que há espaço para conquistar as reivindicações mas é necessário reforçar a mobilização permanente. Depois de quatro anos sem serem recebidos pelo governo federal, o diálogo aberto é visto como um sinal positivo.

Combater as terceirizações na saúde

Durante o café da manhã, o presidente do Sindisaúde – RS, Júlio Jesien, chamou a atenção para o problema das terceirizações na área da saúde. O decreto de 2018, do ex-presidente Michel Temer, que liberou a terceirização irrestrita na administração federal e empresas públicas, também é alvo da mobilização em defesa da saúde.

“As terceirizações supostamente geram economia, mas sabemos que os preços baixos não garantem a qualidade do serviço e nem o respeito aos trabalhadores contratados. Essa é uma decisão a ser tomada pelo governo federal e nós vamos cobrar” explicou Jesien.

Coloca na agenda: "Almoço da Luta" na próxima semana!

Dando continuidade ao calendário de manifestações, o Sindisaúde – RS convoca todas (os) trabalhadoras (es) para o almoço de luta que será realizado no HCPA na próxima quarta-feira (29), a partir das 11h!

Crédito das fotos: Júlio Câmara

DSC_0767_640 DSC_0764_640 DSC_0770_640 DSC_0771_640 DSC_0769_640 DSC_0784_640 DSC_0772_640