Home > Notícias > HCPA - Categoria acata renovação do Vale sem reajuste

26/05/2022 - HCPA - Categoria acata renovação do Vale sem reajuste

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Apesar da tentativa, iniciada em fevereiro, de recuperar os 31,4% de perdas da inflação no Vale-Alimentação, mais uma vez a categoria no Hospital de Clínicas decidiu acatar a proposta patronal. Com receio de perderem o Vale devido à suspensão da ultratividade da norma (clique aqui e entenda), 356 de 430 trabalhadores votaram favoravelmente à proposta 1: "renovar o Vale-Alimentação com 0% de reajuste, com o comprometimento da gestão de solicitar a inclusão, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, da previsão de valor para repor, pelo menos, a inflação do próximo período no Vale, bem como a tentativa dos sindicatos de acrescentar o Vale na Convenção Coletiva Sindihospa". Foram, portanto, 82,8% dos votos totais.

Com isso, os sindicatos encaminharão a decisão da categoria à gestão do HCPA. A renovação vai até abril de 2023. Até lá, os trabalhadores terão de decidir se haverá mobilização pelo reajuste no próximo ano, ou se qualquer proposta patronal será novamente acatada, inclusive mais um arrocho. Aliás, a ameaça de acabar com o Vale surgirá novamente a partir de abril do ano que vem devido à já mencionada suspensão da ultratividade da norma.

Resultados da votação

Votação das propostas

Percentual de sócios no hospital

Percentual de categorias profissionais

Entenda proposta de colocar o Vale na Convenção Sindisaúde-RS/Sindihospa

Muitos trabalhadores comentaram não ter entendido muito bem o motivo da proposta de levar o benefício para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Sindisaúde-RS/Sindihospa. Você pode clicar aqui se quiser entender melhor as negociações coletivas. Abaixo, leia a explicação da proposta sobre o Vale, especificamente.

1) o Vale não é um direito que consta da lei trabalhista (CLT).
2) o Vale só existe porque está no Acordo Coletivo, que tem de ser renovado todo ano apenas por causa do Vale, e negociado somente com a gestão do HCPA.
3) Se conseguíssemos levar o Vale para a Convenção Coletiva Sindisaúde-RS/Sindihospa, teríamos mais força para negociar reajuste no VA e resistir a ameaças de retirada do benefício.

Por que seria melhor?

Convenção Coletiva, diferentemente do Acordo Coletivo, é firmada com um sindicato patronal que representa vários hospitais e casas de saúde. Além disso, a Convenção prevê uma série de outros direitos, como reajuste, adicionais, etc. Por isso tudo que é muito mais difícil para o sindicato patronal retirar o Vale da Convenção (caso conseguíssemos colocá-lo nela). Isso porque, se o fizessem, estariam mexendo com todos trabalhadores dos hospitais que representam, além de os sindicatos poderem barganhar com outras cláusulas da CCT que são importantes para as gestões.

Assembleia presencial aconteceu na tarde de 25 de maio