Home > Notícias > HCPA – Categoria aprova pedido de R$ 821,79 para o Vale-Alimentação

28/02/2023 - HCPA – Categoria aprova pedido de R$ 821,79 para o Vale-Alimentação

Em assembleia intersindical na tarde de hoje, convocada por dez sindicatos da saúde, incluindo o Sindisaúde-RS, as (os) trabalhadoras (es) representadas (os) por tais entidades aprovaram o pedido de reajuste do Vale-Alimentação dos atuais R$ 494,94, valor congelado desde 2018, para R$ 821,79.

“Nosso pedido tem base em uma análise das perdas desde 2018, no valor dos vales das demais estatais pertencentes ao Tesouro Nacional e no que o Governo Federal vem falando, acerca de conceder aumento de R$ 200 ao Vale de todo seu sistema”, explicou o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, que dirigiu a assembleia.

Assembleia de hoje à tarde aprovou pedido de aumento no Vale

Cálculo do valor

Como pode-se ver pela planilha (foto mais abaixo) elaborada pelas (os) dirigentes sindicais, o Vale no HCPA, além de ser o antepenúltimo pior dentre as empresas do Tesouro Nacional, está hoje quase R$ 300 abaixo do valor da cesta básica de Porto Alegre, que foi medida em R$ 768 em janeiro.

Planilha elaborada pelos sindicatos para construção da pauta

Remuneração variável: não tem para peão, mas tem para o patrão!
O presidente Jesien lembrou aos presentes de uma pauta histórica: a remuneração variável. “A gestão do HCPA alega não ter dinheiro para pagar a remuneração variável para nós, mas eles mesmos recebem! É algo que devemos sempre ter em mente para as negociações”, enfatizou ele.

Outras pautas

Pautas trazidas pela categoria na reunião aberta de 31 de janeiro, como o tele-trabalho, assédio e racismo foram abordadas novamente

Pauta será agora encaminhada à gestão

Fotos: Ingrid Trojahn