Home > Notícias > HCPA E GHC - Assembleias em 13 e 14 de abril sobre Vale e Banco de Horas!

01/04/2022 - HCPA E GHC - Assembleias em 13 e 14 de abril sobre Vale e Banco de Horas!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Isonomia do Vale com a cesta básica já!

O Sindisaúde-RS convoca a categoria, nos respectivos hospitais, a comparecer massivamente às assembleias gerais que apresentarão  o andamento das negociações sobre os Acordos Coletivos que definem legalmente a existência do Vale-Alimentação (no HCPA e no GHC) e do Banco de Horas (no GHC).

O que significa "definem legalmente"? Que o Vale só existe porque
o Sindisaúde-RS conquistou, pois ele não consta da lei trabalhista!

Trabalhador, esses direitos não estão na lei trabalhista! São conquistas do Sindisaúde-RS e podem acabar!

Vários colegas do GHC e do HCPA entram em contato pelas redes sociais perguntando se podem perder o Vale-Alimentação (ou o Banco de Horas, no caso do GHC). Vamos explicar.

Infelizmente, poucos trabalhadores brasileiros têm Vale-Alimentação. Aqueles que recebem só têm esse direito porque possuem um sindicato forte, que consegue fechar uma negociação coletiva com o sindicato patronal, ou com a gestão de uma empresa, a qual garante o direito àqueles representados.

Isso porque o VA é um benefício que não consta da lei trabalhista! O VA é uma conquista histórica que o Sindisaúde-RS obteve para você através da luta de classes!

O direito ao VA, nos casos de nossos (as) representados (as) no HCPA e no GHC, está definido legalmente pelos Acordos Coletivos de Trabalho firmados entre Sindisaúde-RS e as respectivas gestões. Você pode conferir ambos clicando aqui! E no caso do GHC, há outro Acordo Coletivo que, da mesma forma que no caso do VA, define legalmente a existência do Banco de Horas. No mesmo link você pode conferi-lo.

O Vale pode acabar?

A rigor, sim. Devido à suspensão da ultratividade da norma (clique aqui para entender), esse direito pode acabar se não houver mobilização da categoria que fortaleça o sindicato na mesa de negociações. E para que o Sindisaúde-RS alcance reajuste, essa mobilização tem que ser mais forte ainda.

As assembleias

Quando?
HCPA: 13 de abril (quarta-feira)
GHC: 14 de abril (quinta-feira)

Que horas?

HCPA: 14h (última chamada)
GHC: 14h (última chamada)

Onde?
HCPA: Em frente à entrada do hospital (entrada Ramiro Barcellos)
GHC: Sede da Aserghc (Rua Marcopolo, 93)

Qual a pauta das assembleias?
- Andamento das negociações sobre os Acordos Coletivos nos respectivos hospitais
- Visão jurídica sobre a Lei das Diretrizes Orçamentárias (na qual os gestores se apoiam para negar reajuste no Vale)
- Deliberação sobre o rumo do movimento

Compareçam, trabalhadores!