Home > Notícias > HCPA - Trabalhadoras (es) conquistam reajuste de 33,57% no Vale-Alimentação!

04/05/2023 - HCPA - Trabalhadoras (es) conquistam reajuste de 33,57% no Vale-Alimentação!

Júlio Câmara - Comunicação

Ontem, as (os)  trabalhadoras (es) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre se reuniram em assembleia geral para avaliar a proposta de reajuste do Vale-Alimentação apresentada pela direção do hospital.

De acordo com a proposta apresentada pelo hospital, o Vale-Alimentação terá um reajuste de 33,57%, passando de R$ 494,94 para R$ 658. A proposta foi aprovada por ampla maioria dos trabalhadores que participaram da assembleia.

Reajuste foi conquista de uma intensa agenda de mobilização promovida pelo Sindisaúde-RS e sindicatos parceiros com a comissão de trabalhadores do HCPA

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, destacou que essa é uma luta que vem sendo travada desde fevereiro deste ano, quando foi apresentado um pedido inicial de reajuste para R$ 821, equivalente à média das empresas públicas. Embora esse valor não tenha sido alcançado neste momento, Jesien afirmou que a conquista do reajuste representa a recomposição dos últimos cinco anos que não foi concedida pelo governo anterior.

O pagamento do reajuste do Vale-Alimentação será retroativo a 1º de abril e, com a aprovação na assembleia, começará a ser pago já na folha de pagamentos de junho.

Proposta foi aprovada por ampla maioria dos trabalhadores que participaram da assembleia

Julio Jesien destacou que para avançar nessa negociação, foi importante a mudança de postura do governo federal representado pela Secretaria de Coordenação das Estatais, que, pela primeira vez, se dispôs a dialogar com os sindicatos. Inclusive, um representante dos trabalhadores no conselho de administração foi recebido em Brasília para participar das conversas.

Desde fevereiro, o Sindisaúde-RS promoveu diversas assembleias, "Almoços da Luta", "Cafés da Luta", além de panfletagens e, por fim, o "Acampamento da Luta" para pressionar a direção do Hospital de Clinicas a assumir uma postura proativa nas negociações, defendendo melhores condições para seus funcionários.

Outras reivindicações

Por fim, a direção do Hospital de Clínicas se comprometeu a discutir todos os outros pontos que estão na pauta dos trabalhadores em novas reuniões. A próxima reunião está marcada para o dia 13 de junho.

Campanha salarial

O presidente do Sindisaúde-RS também afirmou que é necessário reforçar a mobilização, uma vez que ainda é preciso buscar a reposição da inflação e iniciar a batalha da campanha salarial. Ele alertou que o sindicato patronal está requisitando a discussão de cláusulas importantes, como as folgas nos domingos e feriados, o tempo de serviço, adicional noturno, homologação das rescisórias no sindicato, 12/36, banco de horas e licença para acompanhamento de filhos no médico.