Home > Notícias > HPA – Em mediação, AFM se compromete a quitar mais atrasados através de novo repasse

08/09/2021 - HPA – Em mediação, AFM se compromete a quitar mais atrasados através de novo repasse

Em mediação na última segunda (6) envolvendo Sindisaúde-RS, Sergs e a Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre (AFM), gestora do Hospital Porto Alegre, foi informado que o Município de Porto Alegre fará repasses à gestão dentro de 10 dias. Com isso, a cobrança dos sindicatos levou ao comprometimento de que tais valores serão usados para quitar mais uma parte dos atrasados.

Ao menos o salário de julho deverá ser colocado em dia, podendo ainda ser quitado o mês de agosto. Nova audiência de mediação foi designada para o dia 21 de setembro, com o dever da AFM de prestar contas sobre os salários que terão sido pagos.

Representantes presentes à mediação

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, a diretora Lucia Mendonça, o diretor Julio Appel e o delegado sindical no hospital, Alexandre Pereira Machado, representaram a categoria. A presidenta do Sergs, Claudia Franco, também esteve presente. Pelo departamento jurídico, a advogada Samara Ferrazza, do Escritório Paese, Ferreira, acompanhou a mediação.

Luta de meses

Em maio, os trabalhadores do HPA iniciaram uma greve, junto ao Sindisaúde-RS, que durou 50 dias, foi suspensa e retomada até que fossem quitados 3 meses de salários. O sindicato segue acompanhando a situação até colocar todos os valores em dia.