Home > Notícias > HU/CANOAS - Trabalhador (a) reclamou, sindicato resolveu: soluções e reajuste vêm aí!

11/03/2021 - HU/CANOAS - Trabalhador (a) reclamou, sindicato resolveu: soluções e reajuste vêm aí!

O Sindisaúde-RS havia informado aqui em nosso site, na última quinta (04), sobre reunião ocorrida com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e com os gestores do HU. HPS, FMSC e Gracinha. No encontro, reclamações dos trabalhadores da saúde canoenses foram tratadas de maneira geral, bem como reuniões específicas com cada gestão tiveram data marcada.

A primeira dessas reuniões aconteceu hoje (11) à tarde, com a gestão do Hospital Universitário (HU). O presidente do sindicato, Julio Jesien, e o diretor de Interior, Júlio Duarte, representaram os trabalhadores na reunião. "Encaminhamos uma série de pautas que haviam sido trazidas a nós pela categoria. Algumas dessas pautas já têm retorno efetivo, enquanto outras estão sendo tratadas pela gestão e continuam sob o nosso olhar", avisou Jesien.

Confira abaixo os temas tratados.

Convenção Coletiva e reajuste

A gestão informou que vai continuar seguindo a Convenção Coletiva Sindiberf/Sindisaúde-RS (clique aqui e confira o documento). Com isso, informaram também que no próximo mês vai acontecer a recomposição de 3,31%, recentemente obtida pelo Sindisaúde-RS (confira aqui).

FGTS

A gestão informou que já teve uma primeira reunião com a Superintendência Regional da Receita Federal para tratar desse e de outros temas (como o PIS; veja abaixo). Uma nova reunião foi marcada para a semana seguinte, quando se tem a expectativa de que a questão do não depósito seja resolvida. Enquanto isso, os valores seguem sendo pagos através de depósito judicial.

PIS/PASEP

A gestão alega que, a partir da conversa com a Receita Federal, provavelmente vai ser liberada a certificação digital e, assim, se conseguirá regularizar o envio da RAIS para a Caixa; consequentemente, a situação supostamente será resolvida. De toda maneira, enquanto ocorre esse andamento, o sindicato está verificando junto ao Jurídico se há alguma atitude de ordem judicial a ser tomada, pois já há prejuízo aos trabalhadores.

Insalubridade em grau máximo

Os gestores se comprometeram em identificar para o Sindisaúde-RS todas as unidades que estão ganhando em  grau máximo. A partir daí, o sindicato fará a verificação sobre se os pagamentos estão corretos ou não, dado que alguns trabalhadores relataram ter perdido o direito.

Jornada 12x36 noturna na governança

Os trabalhadores da governança fizeram o pedido de que tal jornada possa ser feita à noite. A gestão informou ser uma “situação complicada”. Segundo eles, teriam que ampliar o quadro e haveria ainda redução de jornada de trabalho e salarial. A gestão vai encaminhar um levantamento sobre a situação dentro de 15 dias. O sindicato não concorda com redução de jornada e salário, mas vai apresentar para a categoria a questão conforme a reunião.

ADP

A gestão alega que não houve qualquer mudança, então supostamente não deveria acontecer qualquer tipo de desaparecimento de horas. A partir disso, será necessário que os trabalhadores apresentem as provas do ocorrido para que o sindicato cobre a gestão sobre o assunto novamente. O Sindisaúde-RS lembra que não pode haver banco de horas, pois a convenção coletiva firmada entre Sindisaúde-RS e Sindiberf, a qual é seguida pelo HU, não permite a possibilidade.

Férias

A gestão alega que, desde sua chegada, as férias não estão mais sendo pagas em atraso. Também informaram que seguirão liberando o direito com pagamento antecipado de 48h (conforme previsto na lei) e que estão se organizando para conceder todas as férias em atraso, visto que tem muitos trabalhadores com dobra. Foi garantido pela gestão que estes com dobra irão receber normalmente o direito.

Sala de descanso do pessoal da farmácia

O sindicato levou a conhecimento da gestão a cobrança dos trabalhadores, e recebeu o comprometimento de que a questão vai ser verificada e, posteriormente, dado retorno ao Sindisaúde-RS.

Covid-19 e trabalhadores (as) com sequelas

O sindicato havia pedido à gestão que tais trabalhadores pudessem ter um melhor acolhimento por parte do hospital. Assim, a gestão informou que será criado um ambulatório (ou então melhorado o serviço de medicina ocupacional) para melhor atender os trabalhadores no prazo de 60 dias após a cura.

Homologações

Vão ser retomadas dentro do sindicato, como deve ser.

Relações trabalhistas e dificuldades dos trabalhadores

O sindicato informou sobre os problemas de relacionamento relatados pelos trabalhadores. Com isso, a gestão pediu que o Sindisaúde-RS aponte tais locais para poder tomar providências. O sindicato já destacou especialmente essa questão ocorrendo no turno da noite da governança.