Home > Notícias > MEDIAÇÃO SINDIBERF - nova proposta para fechamento das convenções

11/07/2017 - MEDIAÇÃO SINDIBERF - nova proposta para fechamento das convenções

Nesta segunda-feira (10/07), foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) nova reunião de mediação com o Sindiberf, para discutir as convenções coletivas 2016/2017 e 2017/2018 dos trabalhadores dos hospitais filantrópicos.

Novamente, o encontro foi marcado por tensão e intransigência por parte do sindicato patronal, que se negava a garantir o INPC de 2016 com retroatividade. Na última reunião, em 27/06, após pressão das entidades sindicais e do próprio mediador, o Sindiberf dava indícios que ambas as convenções seriam fechadas nesta semana, o que não aconteceu. "A negociação com o Sindiberf tem sido uma vergonha”, afirmou o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter.

O presidente Arlindo Ritter e o secretário-geral Julio Jesien representaram o Sindisaúde-RS. O advogado Silvio Boff, da Paese e Ferreira, também esteve na mesa

Nova proposta

O vice-presidente do TRT-4, João Pedro Silvestrin, que mediou o encontro, e as entidades de classe presentes à mesa construíram uma nova proposta para o Sindiberf, buscando o fechamento das negociações. O mediador concedeu prazo de 24 horas, a contar do fim da reunião de ontem, para que a patronal manifeste sua anuência ou negativa à construção realizada em mesa, e evite greves e paralisações que interrompam os serviços de saúde.

A nova proposta contempla a reposição quase total das perdas de 2016/2017, além da integralidade do INPC de 2017 (4,57%). Se dessa vez for aprovada pelo Sindiberf, a propositura será levada à assembleia de trabalhadores pelas entidades de classe - incluso o Sindisaúde-RS - tão logo se obtenha o respaldo da entidade patronal, e será alvo de apreciação pelas categorias. Em caso de negativa, a assembleia de trabalhadores poderá vir a deliberar, de forma soberana, por movimentos de paralisação, dada a intolerância da entidade representativa dos empregadores em buscar o pleno fechamento das convenções coletivas.

Em mais uma reunião conturbada, a patronal segue empurrando a negociação.

O Sindisaúde-RS mobilizou seus diretores e seus delegados sindicais para a reunião. Além do presidente do sindicato e do secretário-geral, estiveram presentes os diretores Julio Appel, Paulo Claudio, Paulo Vargas, Carlos Alexandre Silveira, Julio Duarte, Paulo Gonçalves, Jessu Silva; e as diretoras, Lucia Schaffer, Ana Capra, Lisete Bueno, Marly Magalhães, Patricia Londero, Marlise Machado, Maristela Moura e Claudia Santos.

Fotos: Gabrielle de Paula (Assessoria Sindisaúde-RS)

DSC_0006_1 DSC_0009_1 DSC_0011_1 DSC_0012_1 DSC_0013_1 DSC_0014_1 DSC_0015_1 DSC_0016_1 DSC_0020_1