Home > Notícias > Na luta por um vale digno para os trabalhadores do HCPA e GHC, Sindisaúde-RS busca sensibilizar SEST

02/07/2024 - Na luta por um vale digno para os trabalhadores do HCPA e GHC, Sindisaúde-RS busca sensibilizar SEST

A presidenta em exercício do Sindisaúde-RS, Graziela Palma, entregou, na manhã desta terça-feira (02), ofício à representante da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI), Elisa Leonel, referente aos reajustes dos vale-alimentação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e no Grupo Hospitalar Conceição (GHC). No documento, o sindicato e outros representantes das categorias em atuação nos dois hospitais solicita a mediação da SEST para garantir um espaço efetivo de negociação com ambas as instituições.

Os sindicatos buscam a melhoria das propostas de reajuste e ponderam à SEST que isso somente será possível através do estabelecimento de Mesa de Negociação, enquanto o que aconteceu até agora foram apenas encontros das Direções das duas casas com os sindicatos tão somente para comunicar as propostas das gestões. As ofertas das direções se demonstraram aquém das expectativas das e dos trabalhadores, tanto que no GHC já foi, inclusive, rechaçada em assembleia. Naquela instituição, a direção prorrogou, de forma unilateral e impositiva, a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por apenas 10 dias. Já, no caso do HCPA, a vigência do ACT foi prorrogada por 60 dias, ou seja, embora ambos os hospitais sejam entes públicos de mesma natureza, há pesos e medidas diferentes na condução dos acordos.

É importante salientar que o reajuste do vale-alimentação não é pauta única de reinvindicação das categorias, mas torna-se central sua discussão dadas as propostas insuficientes das gestões das duas instituições.

Na entrega do ofício, Graziela Palma foi acompanhada pelo diretor de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Enfermeiros, Ismael Miranda da Rosa, e pelo presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho, Airton Laucksen.

Assinam o documento os seguintes sindicatos:

SINDISAÚDE- Presidente em Exercício Graziela Machado Palma

SERGS - Presidente Denise Cruz

SASERS - Lucia Zelinda Zanella

SINDAERGS - Presidente Jorge André Costa Avancini

SINDIFARS - Presidente Débora Melecchi

SOERGS - Presidente Fabio Romulo Braga Dias

SENGE - Presidente Cezar Henrique Ferreira.

Espaço de diálogo

O encontro com a representante da SEST se deu após a posse da nova Direção do HCPA. A presidenta em exercício do Sindisaúde-RS, Graziela Palma, e o diretor de Imprensa e Divulgação, Carlos Silveira, acompanharam a cerimônia e aproveitaram a oportunidade para informar ao novo diretor-presidente da instituição, Brasil Silva Neto, a intenção de realização de uma agenda para tratar das pautas que interessam às categorias representadas pelo sindicato.