Home > Notícias > OSÓRIO - No São Vicente, Sindisaúde-RS acompanha posse da junta interventora do Estado

21/10/2022 - OSÓRIO - No São Vicente, Sindisaúde-RS acompanha posse da junta interventora do Estado

Na manhã de hoje (21), o presidente do sindicato, Julio Jesien, e o diretor de interior, Júlio Duarte, foram a Osório acompanhar a reunião que a junta interventora do Estado do RS, compelida pela Justiça a assumir a gestão do Hospital São Vicente (HSVP), havia marcado com os funcionários da instituição; o advogado Júlio Sant'anna acompanhou os diretores como representante jurídico. O sindicato foi à reunião como representante da categoria, para tomar conhecimento do que seria informado às (aos) trabalhadoras (es), até mesmo porque havia especulações, nos corredores, de que aconteceriam demissões após a chegada da junta. Isso foi negado pelos interventores no encontro.

O sindicato solicitou ainda, aos novos gestores provisórios (120 dias, prorrogáveis por mais 120), um momento para poder se reunir com a categoria hoje, o que foi negado pelo horário de serviço. "De toda forma, estamos acompanhando muito de perto, e já na semana que vem devemos voltar ao hospital para reunião com os funcionários", declarou Duarte. Ele explicou ainda: "Também combinamos com a secretária-adjunta uma reunião do Sindisaúde-RS com a junta, logo ficarem definidas as funções de cada interventor nessa gestão provisória". O sindicato seguirá acompanhando atentamente todo o processo, que foi decretado pela Justiça como forma de resguardar o atendimento público de saúde à população, que vinha sendo completamente sucateado devido à má administração até então encarregada do HSVP.

Presidente Julio Jesien, advogado Júlio Sant'anna e diretor de interior Júlio Duarte

Reunião ocorreu hoje de manhã

* com informações da Folha Patrulhense

A comarca de Osório determinou, em decisão liminar, que o governo do Estado do Rio Grande do Sul assuma a responsabilidade imediata da gestão do Hospital São Vicente de Paulo (Osório). Consequentemente, a junta interventora nomeada será responsável pela manutenção dos serviços pelo SUS, cuja suspensão estava prevista para o dia 7 de novembro, e por gerenciar as despesas e receitas do hospital. A decisão também determina o afastamento imediato da diretoria, e ocorreu por meio de ação civil pública motivada por requerimento do Ministério Público , em petição conjunta dos promotores de Santo Antônio da Patrulha, Osório e Palmares do Sul.

O prazo da responsabilidade do Estado é fixado em 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 120 dias. Nesse período, a junta interventora deve encontrar uma solução definitiva sobre a gestão da instituição.

Decisão judicial na íntegra

Clique aqui para acessar o documento.