Home > Notícias > PISO DA ENFERMAGEM - Em 21/09, você está convocada (o): 12h de luta da enfermagem no Cardiologia POA!

13/09/2022 - PISO DA ENFERMAGEM - Em 21/09, você está convocada (o): 12h de luta da enfermagem no Cardiologia POA!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Se não respeitam uma lei, vão ter que respeitar a LUTA!

Após o primeiro grande ato que realizamos ao lado da Santa Casa na semana passada, agora faremos um acampamento de 12 horas, entre as 8h e as 20h, em frente ao Instituto Cardiologia, outra das grandes entidades filantrópicas que atuam com a saúde no RS. Será em 21 de setembro, próxima quarta-feira, e você da enfermagem está CONVOCADA (O) para a luta! Sindisaúde-RS, Sergs, Feessers, Simpa e CUT-RS são as entidades que puxam esse nosso segundo grande ato em defesa do piso.

Precisamos que você venha para a rua mostrar a força da enfermagem e exigir o cumprimento da lei do piso! Além disso, nosso ato também tem objetivo de cobrar nossos parlamentares no Congresso para que ajam rapidamente em entregar as fontes de custeio, tão mencionadas pelos patrões. Com isso, iremos calar toda e qualquer desculpa dos empresários da saúde!

Sobre uma greve da enfermagem
Você tem Facebook ou Instagram? Interaja conosco e com a categoria nas postagens que realizamos sobre a questão da greve da enfermagem!
Clique aqui para acessar a postagem no Facebook
Clique aqui para acessar a postagem no Instagram

O ato

Acampamento em defesa do piso da enfermagem

21 de setembro (quarta-feira, pós feriado)
Entre as 8h e as 20h
No Instituto Cardiologia de Porto Alegre (Avenida Princesa Isabel, 395)

Atenção: siga acompanhando nosso site e nossas redes sociais (Facebook e Instagram) ao longo dos próximos dias. Será nesses espaços que traremos todas orientações.

Argumentos em defesa do nosso direito!
O custo anual para cumprir a lei e erradicar os salários miseráveis na enfermagem representa somente:
- 2,7% do PIB da Saúde;
- 4% do orçamento do SUS;
- 2% de acréscimo na massa salarial dos contratantes;
- e, pasmem, míseros 4,8% do faturamento dos planos de saúde em 2020!
Quer mais? Entre os 315 bilionários brasileiros, 9 operam no ramo da saúde e 8 ficaram muito mais ricos ainda desde o início da pandemia, segundo levantamento da Revista Forbes.

Quais são as fontes de custeio?

Existem diversas alternativas para o custeio do piso, assim como para o próprio aumento do financiamento da saúde.

- PL 442/91, que regulamenta jogos de azar no Brasil
- PLP 205/21, sobre a desoneração de folha de pagamento de empresas do setor de saúde
- PL 840/22, que versa sobre aumento dos royalties da mineração
- PL 2337/21, que tributa lucros e dividendos e faz parte do debate sobre a reforma do Imposto de Renda
- PL 1241/2022, que prevê utilização de royalties do petróleo
- O uso de fundos da União, previstos no orçamento de 2022

Fonte das informações acima: clique aqui

Compartilhe as informações e exija da (o) tua (teu) colega que venha para a luta!
Agora é a tua hora! Se você não lutar, não vamos conquistar!

Palavra do Sindisaúde-RS

"Todos nós sabemos que existe influência do setor privado. Os patrões de hospitais e empresas privadas que lucram com a saúde se escondem atrás das Santas Casas para tentar sabotar o nosso piso salarial, uma conquista de 30 anos de luta da categoria e seus sindicatos. Por isso, vamos forçar o Brasil a enxergar que sem enfermagem, não tem saúde nesse país!", declarou Claudete Miranda, vice-presidenta do Sindisaúde-RS e técnica de enfermagem do GHC.

Não deixa os patrões te enganarem: tem fonte de custeio até demais, e é problema deles
conversarem com deputadas (os) e senadoras (es)!

Os teus sindicatos não pararam de lutar desde 2020. Porém, se você não pegar junto conosco agora, nós não vamos barrar os patrões!