Home > Notícias > PISO DA ENFERMAGEM - Não tem negociação, meu patrão! Resultado da consulta em clínicas privadas, homecares e geriatrias POA

25/09/2023 - PISO DA ENFERMAGEM - Não tem negociação, meu patrão! Resultado da consulta em clínicas privadas, homecares e geriatrias POA

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Não tem negociação, meu patrão!

Não tem jeito. A enfermagem sabe dos seus direitos, sabe que o piso é lei e que o patrão já chorou tudo o que podia. O Sindihospa (sindicato patronal) tentou fazer uma proposta a trabalhadoras (es) de clínicas privadas, homecares e geriatrias sediadas em Porto Alegre para parcelar o pagamento do piso da enfermagem. A alegação é a que já escutamos há 30 anos: que vai haver demissões, etc.

Pois bem, a categoria não quis nem saber! Resultado da consulta feita à base do Sindisaúde-RS nesses locais de trabalho: 91,5% das (os) votantes disseram "Não" à "proposta" dos patrões. A consulta foi realizada de forma online através de formulário Google Docs, após a assembleia realizada de forma virtual no canal do Youtube @sindisauders (clique aqui para assistir a gravação). A intenção do sindicato com essas medidas foi a de alcançar o maior número possível de votantes, dado que a base nesses locais de trabalho está muito disseminada.

Resultado final da consulta

Agora, piso deve ser pago em outubro também nesses locais, bem como nos hospitais!

"Cumprimos nosso papel de negociar, conforme a decisão do STF solicitava. Agora, informaremos o SIndihospa que a proposta não teve aderência junto à categoria e que, com isso, esperamos o piso começar a ser pago em outubro também nas clínicas privadas, homecares e geriatrias com sede em Porto Alegre. Essa era a única pendência que tínhamos na capital, já que nos hospitais privados já está assumido que o piso deve começar a ser pago em outubro" explicou o presidente do sindicato, Julio Jesien, após o resultado.

Assembleia foi virtual no canal do Youtube @sindisauders para alcançar o maior número possível de pessoas

Algumas informações importantes para você lembrar!
O STF decidiu que o piso, nos hospitais e empresas privadas que não atendem pelo menos 60% SUS (o que inclui clínicas privadas, homecares e geriatrias de POA), deve ser pago:
- Na primeira folha após 12 de setembro de 2023.
- O primeiro pagamento deve ser proporcional aos dias trabalhados no mês anterior (portanto, pelos dias trabalhados de 12 a 30 de setembro).
- Não haverá retroatividade aos meses anteriores, ao menos neste momento. Se futuramente o sindicato tiver sucesso em eventual ação coletiva, o cenário pode mudar.

Mais dúvidas?
Temos um tira-dúvidas em nosso site há alguns meses, que é sempre pertinentemente atualizado. Qualquer dúvida você pode tirar lá! Clique aqui para acessá-lo.