Home > Notícias > RESIDENTES - Manifestação cobra manutenção de recursos para bolsas

09/12/2022 - RESIDENTES - Manifestação cobra manutenção de recursos para bolsas

Júlio Câmara - Comunicação

Nesta quinta-feira, 08, o Sindisaúde-RS, participou do movimento  dos residentes multidisciplares em Porto Alegre. O protesto que aconteceu por conta dos cortes de verbas na saúde e educação. Reunindo trabalhadoras (es) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o ato começou pela manhã, em frente ao Clínicas e taerde seguiu em caminhada até a UFCSPA. Os bloqueios de verbas, feitos pelo Ministério da Economia no apagar das luzes do governo Bolsonaro, colocavam em risco o pagamento de bolsas dos residentes e pesquisadores.

Entenda o problema

O decreto com o contigenciamento foi publicado no dia 30 de novembro. A UFCSPA chegou a emitir nota informando que pode ficar sem verba para a realização da folha de pagamento e de auxílios e bolsas estudantis. Entre os hospitais, foram afetados o Clínicas e o GHC. Do HCPA foram cortados R$ 15,7 milhões e do GHC R$ 19,7 milhões. Ainda que os hospitais sustentem que o gasto com pessoal não deve ser atingido, bolsistas da CAPES correm o risco de ficar sem seu sustento. Só no Clínicas, são cerca de 580 residentes de diferentes áreas. Para a diretoria do GHC, a questão deve ser resolvida até a metade do mês, com perspectivas positivas.

Ao todo, o Ministério da Economia bloqueou cerca de R$ 5,72 bilhões do orçamento de 2022 para cumprir o teto de gastos, que estabelece que as despesas do governo federal em um ano não podem ser maiores do que as do anterior, corrigidas apenas pela inflação. Os mais afetados foram os ministérios da Educação, com corte de R$ 1,43 bilhão, e da Saúde, com corte de R$ 1,39 bilhão, justamente os que repassam recursos para o funcionamento de Clínicas, GHC e UFCSPA. No ano, o ministério da Saúde é o segundo mais atingido, com R$ 3,9 bilhões suspensos. Em 2022, os cortes já somam R$ 15,4 bilhões.

As mobilizações pelo país surtiram efeito, com o governo se comprometendo a liberar verba para a manutenção do pagamento das bolsas.

Carlos Alexandre Nunes Silveira, Diretor de Imprensa e Divulgação
Ingrid Trojahn, Comunicação