Home > Notícias > SANTA CASA - Categoria indica à gestão que votaria "Não" à proposta atual sobre matriz salarial e jornada noturna

31/10/2023 - SANTA CASA - Categoria indica à gestão que votaria "Não" à proposta atual sobre matriz salarial e jornada noturna

Após assembleia realizada na tarde de ontem no auditório da UFCSPA, as (os) técnicas (os) e auxiliares de enfermagem representadas (os) pelo Sindisaúde-RS na Santa Casa de Porto Alegre indicaram, em consulta não deliberativa realizada de forma online e finalizada ao meio-dia de hoje (31), que a proposta feita pela gestão para modificação da matriz salarial e da jornada noturna seria rejeitada caso fosse levada à votação formal em nova assembleia.

Presidente Julio Jesien (à esquerda) dirigiu a assembleia. A advogada Samara Ferrazza (Paese, Ferreira) respondeu dúvidas jurídicas. À direita, o diretor Carlos Alexandre

Voto "Não" foi maioria

Quase metade dos votantes disseram "Não" à proposta atual, totalizando 49,9% (208 votos de um total de 419). Demais votantes escolheram, com 16,8% (70 votos) dos votos, a opção "Sim, desde que com alterações" (e indicaram sugestões de alterações), enquanto os restantes 33,3% (139 votos) indicaram que aceitariam a proposta na forma que está.

Resultado final da consulta não deliberativa

Votação dá indicação clara aos gestores

A votação traz uma clara indicação à gestão, que inclusive havia sido levantada pelo sindicato na mesa de mediação. Será necessário dar atenção ao posicionamento da categoria e melhorar alguns pontos levantados pelos trabalhadores e pelo Sindisaúde-RS. Isso porque, além de o "Não" já ter sido mais votado, a proposta tem sido interpretada pela categoria como favorável ao turno diurno, e não tão favorável ao turno noturno. Para que se tenha uma ideia, do total de 139 votos "Sim", 121 foram dados por trabalhadoras (es) do turno diurno, e apenas 18 foram dados por trabalhadoras (es) do turno noturno. Assim, fica claro que a gestão terá de melhorar a atual proposta.

Última mediação no TRT-4 ocorreu na manhã antes da assembleia

Palavra do Sindisaúde-RS

"Ficou bastante claro que a categoria não aceitaria os moldes atuais dessa proposta. Nós cumprimos com todos os compromissos assumidos na mediação, seja junto ao mediador, seja junto à direção do hospital, mas prevaleceu a decisão que, havíamos avisado, era a mais provável. Agora, comunicaremos o resultado dessa consulta não deliberativa para que a gestão, se tiver interesse, reformule sua proposta para a próxima reunião de mediação, já marcada pelo TRT-4" explicou o presidente Julio Jesien, que dirigiu os trabalhos.

Como fica, na prática?

Matriz salarial e jornada noturna permanecem como são hoje. Caso a gestão faça uma proposta melhorada na próxima mediação, o sindicato avaliará se essa eventual nova proposta pode ser levada à votação deliberativa em nova assembleia geral.

Próxima reunião de mediação

Dia 8 de novembro

Qual foi a proposta?

Consulte a apresentação utilizada pelo presidente Julio Jesien na assembleia de ontem clicando aqui!