Home > Notícias > Sindisaúde-RS realiza 2º encontro sobre os desafios dos trabalhadores LGBTQIAP+ na saúde

25/04/2023 - Sindisaúde-RS realiza 2º encontro sobre os desafios dos trabalhadores LGBTQIAP+ na saúde

Júlio Câmara - Comunicação

Ontem à noite, dia 24, ocorreu na sede do Sindisaúde-RS o segundo encontro para discutir os desafios enfrentados pelas (os) trabalhadoras (es) LGBTQIAP+ dentro das instituições de saúde. A iniciativa foi organizada pela diretoria de Assuntos de Gênero, Raça e Diversidade Sexual, liderada pela diretora Catarina Gomes, com o objetivo de ampliar a capacidade de atuação do sindicato nesse tema.

Encontro faz parte das iniciativas de promoção da pauta LGBTQIAP+ no Sindisaúde-RS

A roda de conversa contou com a apresentação do psicólogo Vinicius Pasqualin, da ONG SOMOS, e a participação remota da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS). José Antônio, diretor de Raça, Gênero e Diversidade da Associação de Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC), também compartilhou suas experiências na pauta

Direitos nas convenções e acordos de trabalho

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, afirmou que a iniciativa visa capacitar diretoras, diretores e delegados sindicais nas negociações de acordos e convenções coletivas de trabalho, além de colocar na mesa as questões que afetam a comunidade LGBTQIAP+ que trabalha nas casas de saúde. “Não queremos discutir com a patronal apenas o assédio moral, queremos abordar as questões que tocam os colegas LGBTQIAP+”, explicou.

Comissão de acolhimento

Uma das iniciativas aprovadas na reunião foi a criação de uma comissão sindical de acolhimento e encaminhamento de denúncias e demandas dos trabalhadores LGBTQIAP+. A medida é de extrema importância para garantir a proteção e os direitos dessa comunidade nas instituições de saúde. A comissão será um canal específico para receber e encaminhar demandas da comunidade LGBTQIAP+, proporcionando maior visibilidade e apoio para as questões enfrentadas por esses trabalhadores.

Educação continuada

Durante a discussão, um assunto que ganhou destaque foi a necessidade de cobrar das gestões dos hospitais a promoção de educação continuada para seus funcionários sobre a temática LGBTQIAP+. A ideia é que esses treinamentos possam ajudar a conscientizar e sensibilizar os profissionais de saúde sobre as questões enfrentadas pela comunidade LGBTQIAP+, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso.

Próximo encontro

O próximo encontro LGBTQIAP+ do Sindisaúde-RS está marcado para o dia 24 de maio, às 19h, e em breve serão divulgados o tema e os convidados.

20230424_190310 20230424_193606 20230424_190930 20230424_190247 20230424_193431 20230424_191539 20230424_201741 20230424_190231