Home > Clipping > TRABALHADORES DO HCPA REJEITAM A PROPOSTA DOS ADMINISTRADORES

15/10/2014 - TRABALHADORES DO HCPA REJEITAM A PROPOSTA DOS ADMINISTRADORES

Na assembleia realizada na tarde do dia 16 de Junho na ASHCLIN foi feita a apresentação do conteúdo da Pauta Unificada e também o parecer do departamento jurídico em relação a proposta da administração do hospital para o vale alimentação.

Formaram a mesa, os presidentes do SINDISAÚDE-RS, do SINDIFARS, do SINURGS, do SINDITESTRS, do SIPERGS, do SISERGS e SINTTARGS e a representante do SERGS.

A mesa foi  presidida pelo secretario geral do SINDISAÚDE, Júlio Jesein, que  relatou aos trabalhadores que o conteúdo da Pauta Unificada é composto de 21 itens, divididos em sete blocos de discussão.

Foi apresentada aos trabalhadores a proposta dos administradores para o vale alimentação que prevê um reajuste sobre o valor atual de R$ 392,00 somente de 5.62% que é o INPC do período.

O presidente do SINDISAÚDE, Arlindo, foi enfático ao colocar para os trabalhadores a sua disposição de que não se deveria aceitar esse acordo nos moldes em que foi apresentado.

E, que a sua opinião se baseia no fato de que todo acordo coletivo de trabalho tem validade até que se faça outro acordo, e nesse acordo atual já existe uma clausula que obriga o reajuste automático pelo INPC.

A proposta vencedora e aceita pelos trabalhadores foi formulada pelo diretor de Imprensa do SINDISAÚDE que diz que os trabalhadores rejeitam a proposta dos administradores para a renovação do vale alimentação da forma que foi apresentada, e após a próxima reunião com os administradores é que se deverá convocar uma nova assembleia onde se discutirá os rumos da negociação.

O diretor do sindisaúde alerta que, a manutenção da democracia é demorada, mas necessária, e que a pressão dentro do hospital será aumentada pelo fato de que todas as propostas contidas na pauta são de difícil negociação.

Existia entre os trabalhadores presentes um sentimento de insatisfação em relação ao quorum da assembleia, que contou com a participação de aproximadamente 50 colaboradores, que sentiram o peso de ter de decidir por mais de 5000 trabalhadores do HCPA.

A próxima reunião com os administradores acontecerá no dia 18 de Junho, onde será apresentada a posição dos trabalhadores.

Histórico da Pauta Unificada

Uma das maiores conquistas das Paralisações realizadas pelos trabalhadores nos meses de Março e Abril de 2014 é a implantação da Mesa de Negociação dentro do HCPA, onde serão discutidas todas as propostas de acordos internos entre os trabalhadores e a direção do hospital.

Dos sindicatos que participaram das mobilizações, 8 se organizaram em reuniões e construíram uma Pauta Unificada.

Todos os sindicatos que representam as mais diversas categorias dentro do HCPA foram convidados para participar das reuniões.

Nessas reuniões foram sintetizadas as pautas recebidas dos trabalhadores do HCPA, do SERGS – Sindicato dos Enfermeiros do RGS, do SINTERGS - Sindicato dos Técnicos Científicos do RS e o Sindicato dos farmacêuticos.

Como resultado das análises e sintetizações foi criada a base da Pauta Unificada  composta de 21 itens  que foi apresentada para a administração do Hospital de Clínicas para ser discutida em 7 blocos, na reuniões que acontecerão de 15 em 15 dias.

Dos três itens iniciais da Pauta Unificada que abordavam as questões sobre a Recomposição Salarial, o Plano de cargos e Salários e o Vale Alimentação, os administradores optaram por discutir imediatamente a questão do vale alimentação, posto que no dia 30 de Junho findará o acordo realizado entre os sindicatos e o HCPA .

A proposta do hospital é que o acordo seja renovado com base de reajuste pelo INPC, ou seja, um acréscimo de 5,62% sobre o valor atual do vale que é de RS 392,00.

Os representantes dos sindicatos entenderam que o valor do vale alimentação está defasado e relação a outras estatais ou empresas de capital misto, como os Correios que fornece vale alimentação no valor de R$ 700,00, a Caixa Econômica Federal fornece vale alimentação de R$ 900,00 entre outros.

4a64d990e18eb6e521668978cc76d821 8cbaddba9c625c8fa43967de6689428b 914a08677620d91d88fb2771dc4566d7 bff6cd7f72a85889e666fff588c08b84