Home > Notícias > UNIMED ENCOSTA DA SERRA - Negociação aprovada: salários totalmente recompostos!

12/07/2022 - UNIMED ENCOSTA DA SERRA - Negociação aprovada: salários totalmente recompostos!

Campanha Salarial 2022

Após assembleia realizada na tarde de segunda-feira (11) na página do Sindisaúde-RS no Facebook, a categoria representada pelo sindicato na Unimed Encosta da Serra aprovou, com 99,3% dos votos, a contraproposta patronal para novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), documento que define legalmente reajuste salarial (que não está previsto na lei brasileira) e uma série de direitos que os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS possuem, muitos acima da CLT ou sequer existentes na lei, como o Vale-Alimentação, Auxílio-Educação e triênio (no caso da categoria na Unimed Encosta da Serra). Foram 148 votos a favor da contraproposta, com apenas um contrário.

Resultado final

Proposta aprovada

- Reajuste de 12,47% nos salários

- Vale-Alimentação passa para R$ 953,00

- Auxílio-Educação passa a incluir os cursos de fonoaudiologia e terapia ocupacional

- Manutenção integral dos direitos já conquistados (leia mais abaixo)

Palavra do Sindisaúde-RS

"A assembleia contou com uma excelente participação, chegando a 84 pessoas participando ao vivo, e muitas outras que viram depois. A votação favorável em massa demonstrou também que a categoria aprovou o trabalho do sindicato, apesar de entendermos que precisamos alcançar aumento real novamente nos próximos anos", comentou o presidente Julio Jesien, que conduziu a assembleia.

Para que possamos continuar fazendo esse trabalho, precisamos que a categoria se conscientize e associe-se ao sindicato, pois quase 90% dos votantes disseram não ser filiados, sendo que a negociação alcançada beneficia a todos. É o sindicato fortalecido que faz o trabalhador ter cada vez mais poder nas negociações.

Poucas sócias (os) na Unimed Encosta da Serra

Você sabia?

Reajuste salarial automático não existe desde 1992

Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação (Lei Nº 8.542/92). Isso significa que o seu reajuste só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.

Você tem muito mais direitos que os da CLT!
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para a maior parte da categoria que representa são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Confira um resumo clicando aqui. Não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.

Que direitos a mais o ACT garante na Unimed Encosta da Serra?
Vale-Alimentação, Auxílio-Educação, triênio: são direitos que você só tem por causa do Acordo Coletivo. Eles não existem na lei trabalhista.

E você pode perder todos esses direitos
ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

Comissão de negociação: falha do sindicato

Na assembleia, uma trabalhadora e um trabalhador reclamaram sobre a composição da comissão de negociação para este ano. Assim, a comunicação do sindicato foi checar a votação da assembleia que construiu a pauta de reivindicações, onde uma das perguntas tinha como tema a definição das (os) trabalhadoras (es) que iriam compor a comissão de negociação para este ano.

Foi verificado que a resposta vencedora da votação foi a favor da manutenção da comissão dos anos anteriores, deixando "aberta a possibilidade de outros colegas participarem". Infelizmente, houve falha do sindicato, seja por falta de braços para dar conta de todas as negociações, seja por desatenção, pois a resposta acabou não sendo considerada totalmente. A trabalhadora que reclamou do fato na enquete inscreveu seu nome para participação e não foi contemplada.

Assim, pedimos desculpas pelo ocorrido. A diretoria estará alerta para que isso não aconteça novamente na próxima negociação.