Home > Notícias > UNIMED FEDERAÇÃO RS - Negociação aprovada com recomposições retroativas em salário e benefícios!

13/07/2022 - UNIMED FEDERAÇÃO RS - Negociação aprovada com recomposições retroativas em salário e benefícios!

Campanha Salarial 2022

Após assembleia realizada na tarde de terça-feira (12) na página do Sindisaúde-RS no Facebook, a categoria representada pelo sindicato na Unimed Federação RS aprovou, com 85,3% dos votos, a contraproposta patronal para novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), documento que define legalmente reajuste salarial (que não está previsto na lei brasileira) e uma série de direitos que os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS possuem. Os Vales Alimentação e Refeição, o Auxílio-Educação e o quinquênio, por exemplo, são alguns desses direitos que você da Unimed Federação RS só recebe por causa do ACT, pois não existem na lei trabalhista.

Foram 145 votos a favor da contraproposta e 25 contrários. Confira abaixo!

Resultado final

Proposta aprovada

- Reajuste salarial de 12,47% retroativo à data-base

- Reajuste de 12,47%, retroativo à data-base, nos benefícios do Vale-Alimentação, Vale-Refeição, auxílio home office e auxílio-educação (leia, mais abaixo, sobre este reajuste específico).

- Ponto no 2º andar

- Pedido da gestão aprovado conjuntamente: limitação do Adicional por Tempo de Serviço ao teto de 10% para novos contratados.  Já trabalhadoras (es) que recebem entre 10% a 15% neste momento irão incorporar o valor proporcional (12 anos = 12%, 13 anos = 13%, e assim por diante)

- Manutenção dos demais direitos já conquistados em ACTs anteriores.

Falha do sindicato e busca de solução

Durante e após a assembleia, o sindicato foi cobrado acerca do pedido da categoria sobre o Auxílio-Educação, com solicitação de pagamento direto à instituição de ensino. Ao final da live, comparou-se a pauta de reivindicações aprovada e a pauta que foi encaminhada pelo sindicato no início das negociações. De fato, erramos e pedimos desculpas a vocês da Unimed Federação. O pedido referente ao Auxílio Educação não constou do ofício encaminhado à gestão. Isso deve ter decorrido de um erro inicial nosso: dado que a pauta de reivindicações tinha mais de 20 itens, provavelmente o pedido sobre o Auxílio-Educação se perdeu em meio ao processo de construção do ofício encaminhado à gestão.

Resolução

O presidente Jesien entrou em contato com a gestão da Unimed Federação RS na tarde desta quarta (13), obtendo retorno positivo para reajustar em 12,47% também o Auxílio-Educação. Quanto ao pedido de pagamento do benefício direto à instituição de ensino, a gestão explicou que não será possível realizar essa mudança devido ao crescimento da Unimed Federação RS, o que impede a execução prática da solicitação da categoria. Alternativamente, ficou acertado que a gestão buscará, junto ao departamento financeiro, reduzir o prazo para obtenção do ressarcimento.

Desculpas

Novamente, pedimos desculpas pelo ocorrido. Mais de um (a) trabalhador (a) reclamou em nossas redes sociais. Infelizmente, não temos braços para dar conta de todas as funções administrativas do sindicato, o que gera erros. Esperamos que o esforço da negociação aprovada pela grande maioria, bem como pela correção do erro, sejam considerados por vocês. Quanto mais sócios tivermos, melhor nosso trabalho ficará e mais fortalecido o seu sindicato estará. Além disso, sócio não paga cota negocial. Clique aqui se quiser se filiar online.

Poucos sócios

Infelizmente, apenas 12,9% do total de 170 votantes informaram ser sócios do sindicato. Não se esqueça que, para manter toda nossa estrutura e luta por ti, o que reverte em reajuste salarial todos anos e um amplo Acordo Coletivo com vários direitos acima da lei para todos, precisamos do financiamento da base. E mais: sócia (o) do sindicato não paga a cota negocial pela negociação aprovada hoje.

Poucas sócias (os) na Unimed Encosta da Serra

Você sabia?

Reajuste salarial automático não existe desde 1992

Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação (Lei Nº 8.542/92). Isso significa que o seu reajuste só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.

Você tem muito mais direitos que os da CLT!
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para a maior parte da categoria que representa são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Confira um resumo clicando aqui. Não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.

Que direitos a mais o ACT garante na Unimed Federação RS?
Vale-Alimentação, Vale-Refeição, auxílio home office e auxílio-educação: são direitos que você só tem por causa do Acordo Coletivo. Eles não existem na lei trabalhista.

E você pode perder todos esses direitos
ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.