Home > Notícias > UNIMED FEDERAÇÃO/RS, UNICOOPMED E UNIMED OPERADORA - Conheça a pauta final de reivindicações

19/04/2024 - UNIMED FEDERAÇÃO/RS, UNICOOPMED E UNIMED OPERADORA - Conheça a pauta final de reivindicações

Campanha Salarial 2024

Após duas rodadas de votação online e 119 votos, as (os) trabalhadoras (es) da Federação Unimed/RS definiram as reivindicações que o Sindisaúde-RS encaminhará à gestão para a Campanha Salarial deste ano. A primeira votação ocorreu de 16 a 17 de abril, quando a categoria sugeriu, livremente, os pedidos a constarem da pauta. Já a segunda rodada de votação foi de 17 a 19 de abril, e a categoria pôde votar nas propostas que havia criado na primeira votação.

Confira os resultados. A pauta será encaminhada à gestão da Federação Unimed/RS.

Pauta de reivindicações final

Os percentuais abaixo indicam a maior votação em cada uma das perguntas.

Com relação a recomposição salarial, qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Solicitar "reajuste 6 %" (com base no reajuste proposto para o salário mínimo): 34,5%

Categoria entende que o reajuste proposto pro salário mínimo nacional deve servir de balizador para o pedido desse ano

Com relação ao Vale Alimentação,   qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Vale alimentação para R$1.200,00: 47,1%

Com relação ao Vale Refeição, qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Reajuste do vale refeição para 38,00 reais diário, pois nos restaurantes em torno da Unimed são mais caros para quem paga com cartão: 36,1%

Com relação ao auxílio-educação, qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Solicitar "acompanhando o reajuste salarial": 58,8%

Sobre reajuste no auxílio pós-graduação / mestrado:
Solicitar "acompanhando o reajuste salarial": 65,5%

Com relação ao auxílio-creche, qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Solicitar "acompanhando o reajuste salarial": 68,9%

Com relação a remuneração do home office,  qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Home-office: para R$ 150,00: 49,6%

Quanto à solicitação de redução de jornada de trabalho sem redução salarial:
Solicitar redução para 40 horas ou apenas 4 dias de trabalho, sem redução salarial: 46,2%

Dos itens abaixo, apenas aqueles com mais de 50% dos votos totais (maioria simples) irão compor a pauta final de reinvindicações.

Itens que receberam mais de 50% dos votos e também irão compor a pauta final de reivindicações

• Permanência do recebimento do benefício Vale Alimentação/Refeição, durante as férias
  • Divisão do PPR de forma igualitária para todos os funcionários/ colaboradores. Todos devem receber o mesmo valor independentemente da função/ cargo que exercem.
  • PPR - ser compatível com o salario integral (14 salario)
  • PPR como 14º salário

Comissão de negociação

As trabalhadoras Ana Paula Portal Jardim e Bruna Pereira Hoffmann, e o trabalhador Filipe Krüger se inscreveram para compor a comissão.

Cota negocial: obrigado pela consciência, colegas. Cota negocial é justiça dentre trabalhadoras (es)!

Cota negocial é justiça com a categoria!
Por quê? Porque toda (o) trabalhador (a) recebe os direitos e reajustes obtidos com a negociação coletiva. Porém, sem a cota negocial, apenas sindicalizadas (os) financiam esse trabalho de negociação

Mais de 3 quartos dos votantes concordaram que trabalhadoras (es) não sindicalizadas devem contribuir com a negociação coletiva, no valor de um dia de trabalho do ano, pago uma única vez, caso o Sindisaúde-RS obtenha uma proposta aprovada pela categoria em assembleia no futuro.

Agradecemos a consciência do coletivo de entender a importância de financiar o trabalho sindical pelo todo. Sindicatos contam hoje com apenas duas fontes de financiamento: mensalidade social e, eventualmente, a cota negocial.

E  te pedimos: se tudo der certo com a nossa negociação, conversa dentro da tua empresa com aquela (e) colega que vai até a sede do sindicato para negar até mesmo a cota negocial.

Só pagarão cota negocial:
- trabalhadoras (es) não associadas ao sindicato;
- e apenas se a categoria aprovar a negociação que o sindicato fará a partir de agora com a gestão.