Home > Notícias > UNIMED POA - Aprovado: aumento real para a categoria, com retroatividade à data-base!

20/06/2023 - UNIMED POA - Aprovado: aumento real para a categoria, com retroatividade à data-base!

Campanha Salarial 2023

Com alegria de um trabalho que contou com boa taxa de aceitação de nossas (os) representadas (os), anunciamos que a categoria representada pelo Sindisaúde-RS na Unimed Porto Alegre aprovou, após a assembleia de ontem, novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com aumento real nos salários, reajustes nos benefícios e manutenção do plano de saúde na mesma forma que está hoje.

A contraproposta patronal, obtida pelo sindicato e pelos trabalhadores da comissão de negociação nas conversas com a gestão da empresa, foi aprovada em votação com um total de 610 participantes, sendo que 450 votaram a favor da proposta (73,8%). Foram 154 votos contrários (25,2%) e seis abstenções (1%). A comissão de trabalhadores, o presidente Julio Jesien, o diretor Claudio Lima e o advogado Silvio Boff (Paese, Ferreira) conduziram as negociações.

Assembleia foi virtual na página @sindisauders do Facebook, na tarde de ontem (19)

Um pedido antes de prosseguirmos!
Se você for uma das 194 pessoas que, em nossa breve pesquisa, responderam que não sabiam do impacto de nosso trabalho na sua vida profissional e pessoal, não esqueça: se você ainda não pode se associar (clique aqui se quiser), ao menos não negue a cota negocial ao Sindisaúde-RS.

Resultado final

A negociação aprovada: aumento real, reajustes e manutenção do plano nas atuais condições!
Reajuste salarial: 5% com retroatividade à data-base (maio)
3,83% correspondem à inflação do período e recompõem completamente as perdas, enquanto os demais 1,17% correspondem ao aumento real alcançado na negociação.
Aumento real é o que faz seu salário melhorar de fato, pois você não está apenas repondo as perdas do período, mas sim ganhando poder de compra.
Uma observação: em meio à negociação, o Sindisaúde-RS já havia autorizado a gestão da empresa a repassar a inflação do período. Assim, logo que o Acordo for assinado, os demais 1,17% entrarão no seu contracheque
Vale-Alimentação: passa para R$ 1150
Vale-Refeição: passa para R$ 33 cada tíquete
Auxílio-creche: passa para R$ 950
Auxílio-educação: passa para R$ 825
Plano de saúde: não terá quaisquer mudanças
Todos os índices acima são retroativos à data-base (maio)

Cota negocial

A cota negocial foi aprovada na construção da pauta. Sócias (os) do sindicato não pagam a cota, porque o Sindisaúde-RS entende que esses colegas já contribuem com a atividade sindical

Você pode se associar totalmente online clicando aqui! Ainda poderá utilizar-se dos benefícios de ser sócia, como a Colônia de Férias, plano odontológico, etc.

Os prazos para termos de oposição para quem, mesmo beneficiada (o) pela negociação coletiva, não quer apoiar o trabalho sindical de forma alguma, serão informados assim que o Acordo for assinado.

Grande maioria ainda não é sindicalizada na Unimed POA

Pesquisa sobre conhecimento do trabalho sindical

Confira o resultado.

Se você for uma das 194 pessoas que não sabiam sobre o impacto de nosso trabalho na sua vida, lembre-se:
se não pode se associar, não negue a cota negocial.

O que é a cota negocial e o termo de oposição

Em resumo, a cota institui que trabalhadores (as) não sócios do sindicato, beneficiados pela negociação aprovada, paguem o valor de um dia de trabalho como forma de ajudar com o financiamento da atividade e estrutura sindical. Ou seja, é uma cota paga apenas por quem não contribui com o trabalho sindical e, mesmo assim, é beneficiado por tudo o que o sindicato faz. Já o termo de oposição é a garantia que o Sindisaúde-RS dá àqueles que, mesmo beneficiados, escolham não contribuir com nem um centavo ao sindicato de classe.

Qual a importância do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)?

Além do reajuste salarial anual, essa negociação é o que te dá direito a receber Auxílio-Educação, Vale-Alimentação e Vale-Refeição, pois esses são direitos que não constam da CLT. Clique aqui e confira o último ACT completo.