Home > Notícias > UNIMED POA - Comissão recebe segunda proposta, considerada "ridícula"

12/08/2022 - UNIMED POA - Comissão recebe segunda proposta, considerada "ridícula"

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Campanha Salarial 2022

A comissão de negociação do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Sindisaúde-RS/Unimed POA se reuniu hoje pela manhã para discutir, junto ao presidente do sindicato, Julio Jesien, a segunda proposta da empresa para novo ACT. A palavra "ridícula" foi a mais usada para descrever a proposta ao longo da reunião, considerando ter vindo de uma empresa que lucrou mais de R$ 50 milhões em 2021 (clique aqui e confira esse dado no documento da própria administração da Unimed POA).

Pela primeira vez na história das negociações, a instituição propôs parcelar o pagamento do reajuste, mesmo com o lucro milionário registrado no ano passado. Com isso, comissão e sindicato decidiram responder negativamente de pronto. Além diss, solicitarão reunião, em caráter de urgência, para avançar nos termos da negociação de forma a se aproximar da pauta original de reivindicações da categoria

Posicionamento da categoria em 2021 é motivo para negativa imediata

"Um tanto surpreendente a gestão tentar empurrar goela abaixo parcelamento da inflação, justamente quando está lidando com trabalhadoras e trabalhadores que, em 2021, mostraram claramente que não estão dispostos a aceitar migalhas. No ano passado, a categoria que representamos na Unimed Porto Alegre negou uma proposta, que inclusive era até um pouco melhor do que a atual, pois não aceitava receber seu reajuste sem retroatividade. Agora, além do parcelamento, não há sequer retroatividade total", comentou Jesien. No ano passado, a negativa da categoria fez com que a gestão apresentasse, enfim, uma proposta com retroatividade total.

E agora?

A comissão aguarda o retorno da gestão para o agendamento de uma reunião em que a Unimed POA pare de brincar com a categoria. Espera-se a apresentação de uma proposta que possa, pelo menos, ser passível de avaliação em assembleia geral.

Qual foi a proposta enviada pela Unimed POA?

Pagamento da inflação do período em duas parcelas, sendo que apenas a primeira, cerca de 7%, teria retroatividade. A segunda seria quitada apenas em fevereiro de 2023, sem retroatividade. A inflação para a data-base maio/2022 foi de 12,47% (acumulado de 12 meses do INPC em abril de 2022).