Home > Notícias > UNIMED POA - Mais de 1000 trabalhadoras (es) aprovam negociação, com 12,47% de reajuste

09/09/2022 - UNIMED POA - Mais de 1000 trabalhadoras (es) aprovam negociação, com 12,47% de reajuste

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Campanha Salarial 2022

Ultrapassando a já expressiva votação do ano passado, em 2022 nossas (os) representadas (os) na Unimed Porto Alegre novamente fizeram bonito: 1055 trabalhadoras (es) votaram sobre a contraproposta patronal para novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Desse total, 1031, ou 97,7%, aprovaram a negociação realizada pelo Sindisaúde-RS e comissão de trabalhadores com a gestão da empresa. A recomposição será de 12,47% nos salários, com retroatividade à data-base (maio/2022), paga em duas parcelas (veja mais abaixo o formato aprovado). Além disso, o Vale-Alimentação e o Vale-Refeição também terão reajuste com retroatividade à data-base (confira abaixo os valores). Por fim, não haverá mudança no plano de saúde.

Qual a importância do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)?

Além do reajuste salarial anual, essa negociação é o que te dá direito a receber Auxílio-Educação, Vale-Alimentação e Vale-Refeição, pois esses são direitos que não constam da CLT. Clique aqui e confira o último ACT completo.

Cota negocial

Apesar de a cota negocial já ter sido votada na assembleia de construção da pauta, o sindicato colocou-a novamente em votação, para que uma maior parte da categoria pudesse se manifestar. Em reconhecimento à importância de ter um sindicato sempre fortalecido, a cota, que só é paga por quem não é sindicalizada (o) e apenas uma vez no ano, foi novamente aprovada de forma expressiva. Foram favoráveis mais de 75% dos votantes a favor. Mas não esqueça: queremos você sindicalizada (o) e participando da nossa vida política. Você, da Unimed POA, pode clicar aqui para se associar totalmente online: você não paga a cota, fortalece o sindicato e ainda tem benefícios.

Resultado da votação

Cota foi novamente aprovada

Proposta aprovada

- Reajuste salarial de 12,47%, sendo efetuado em 2 parcelas. A primeira de 7% sobre o salário base de Maio/22 (com pagamento retroativo) no fechamento do ACT, e a segunda sobre o salário-base do mês de aplicação da primeira parcela, paga em Fevereiro/23 (com pagamento retroativo de Maio/22 à Janeiro/23), integralizando o índice de 12,47%.

- Vale Alimentação: o valor passará para R$1.020,00 (pagamento retroativo à Maio/22)

- Vale Refeição: o valor passará para R$32,00 (pagamento retroativo à Maio/22)

- Plano de Saúde: sem mudança.

- Manutenção das demais cláusulas do ACT.

Assembleia foi na página do Facebook @sindisauders

Sócios estarão isentos da cota negocial

Visando incentivar a inserção na vida sindical, o Sindisaúde-RS isentará do pagamento da cota negocial também aqueles (as) que se associarem até o primeiro dia do termo de oposição, que será divulgado oportunamente.

Você, da Unimed POA, pode se associar totalmente online clicando aqui!

Maioria ainda não é sindicalizada na Unimed POA

Termo de oposição

Sócios do sindicato não pagam cota negocial, pois o Sindisaúde-RS entende que esses colegas já contribuem com a atividade sindical. Já aqueles trabalhadores não sócios que, mesmo com o resultado do trabalho de negociação amplamente aprovado, desejem negar o pagamento da cota negocial (meio dia de trabalho, uma única vez), terão a oportunidade de fazê-lo em data que logo será divulgada.

Devido a formalidades, ajustadas junto ao Ministério Público, bem como para evitar práticas antissindicais, o sindicato só pode aceitar termos de oposição que sejam entregues conforme as orientações abaixo:

- Firmado de próprio punho, em duas vias, em folha de ofício.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
Conforme NR 32, o sindicato informa que não receberá, dentro da sede da entidade, trabalhadores vestindo uniforme do seu local de trabalho.

O que é a cota negocial e o termo de oposição

A cota negocial foi aprovada por 792 dos 1055 votantes, com um percentual de aprovação de 75%. Em resumo, a cota institui que trabalhadores (as) não sócios do sindicato, beneficiados pela negociação aprovada, paguem o valor de meio dia de trabalho como forma de ajudar com o financiamento da atividade e estrutura sindical. Ou seja, é uma cota paga apenas por quem não contribui com o trabalho sindical e, mesmo assim, é beneficiado por tudo o que o sindicato faz. Já o termo de oposição é a garantia que o Sindisaúde-RS dá àqueles que, mesmo beneficiados, escolham não contribuir com nem um centavo ao sindicato de classe.