Home > Notícias > VIAMÃO - Sindisaúde-RS mobiliza trabalhadores em "Abraço Coletivo" ao Hospital

05/05/2023 - VIAMÃO - Sindisaúde-RS mobiliza trabalhadores em "Abraço Coletivo" ao Hospital

Júlio Câmara - Comunicação

Trabalhadoras e trabalhadores se juntaram em grande ato para defender o Hospital Viamão

Trabalhadores do Hospital Viamão e a população realizaram nesta quinta-feira um “Abraço Coletivo” ao hospital como forma de protesto contra os prejuízos causados pelo “Programa Assistir” do governo do Estado. O objetivo do programa é redistribuir verbas sem aumentar os investimentos, o que tem prejudicado a referência em saúde que é o Hospital Viamão, atendendo a mais de 50 municípios, de acordo com o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien.

Durante a pandemia, os valores destinados à saúde eram de acordo com a inflação que disparou no período. Contudo, a pandemia já foi embora e a inflação permaneceu, o que torna difícil para os hospitais sustentarem seus custos. No caso do Hospital Viamão, a retirada é de 400 mil reais por mês, o que poderá levar ao fechamento de mais um hospital no Rio Grande do Sul, alerta Jesien.

A diretora do Sindisaúde-RS, Lúcia Mendonça, que é funcionária do Hospital Viamão, explica que a rede Cardiologia entrou no “Programa Assistir” e, por isso, houve o fechamento de serviços importantes, como a maternidade, a ortopedia e a traumatologia. “Nós, do sindicato, estamos aqui em defesa dos postos de trabalho”, conclui.

O Hospital Viamão está sofrendo com o "Programa Assistir"

O Sindisaúde-RS reforça a importância de uma atenção diferenciada para os hospitais e trabalhadores da saúde, a fim de que se possa manter os serviços essenciais e ampliar o atendimento de especialidades para a população. O sindicato continuará lutando pelos direitos dos trabalhadores da saúde e pelo acesso da população a uma saúde pública de qualidade.