Home > Notícias > VIAMÃO - Trabalhadoras (es) discutem situação do hospital em audiência pública

24/04/2023 - VIAMÃO - Trabalhadoras (es) discutem situação do hospital em audiência pública


Compartilhe nas suas redes sociais!


Júlio Câmara - Comunicação

Na última quarta-feira (19), a diretoria do Sindisaúde-RS participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores sobre o futuro do Hospital de Viamão. A audiência contou com a forte participação dos trabalhadores do hospital, que estão preocupados com o que vai acontecer com a instituição.

O Hospital de Viamão, administrado pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), vem se tornando motivo de incertezas e preocupação para toda a comunidade que o utiliza. Em 2020, foi fechada a maternidade e há poucos meses, foi fechado o setor de traumatologia e ortopedia sob a justificativa de falta de recursos financeiros.

A terceirização destrói a saúde

Para o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, o centro do problema é a terceirização da saúde, que percorre o caminho do sucateamento do que é público para dizer que o público não funciona e, assim, entregar para a iniciativa privada. “Quando isso acontece, os governos decidem entregar a administração para aqueles que dizem ser os melhores para gerir: a iniciativa privada. E eles não são os melhores para gerir, e um bom exemplo é o que fizeram em Canoas com a GAMP”, explicou Jesien.

O exemplo utilizado para ilustrar o que aconteceu com a terceirização da saúde no município vizinho é o que preocupa trabalhadores do Hospital de Viamão. Em Canoas, a GAMP assumiu a gestão da saúde, cumpriu 2 dos 5 anos do contrato, não teve capacidade de fazer o que se comprometeu, demitiu e até hoje não pagou as verbas rescisórias. “A terceirização faz isso: destrói a saúde da comunidade e destrói os trabalhadores da saúde”, resumiu o presidente.

Lúcia Mendonça, diretora do Sindisaúde-RS, destacou que o problema que estão discutindo não é de agora, mas vem de outros governos. “O que a gente precisa entender é que a saúde precisa ser olhada de verdade, não só na hora de fazer as promessas de campanha”, explicou Lúcia para cobrar atitude dos governos, vereadores e deputados que acompanharam a audiência.

“Precisamos defender a saúde pública e de qualidade. Quando a gestão privada não funciona bem, o poder público faz uma encenação como se não soubesse que isso iria acontecer. E quem se dá mal são sempre os trabalhadores”, disse Lúcia, que trabalha no Hospital de Viamão há 10 anos.

Visibilidade para os problemas do Hospital de Viamão

A audiência pública na Câmara de Vereadores de Viamão foi uma importante oportunidade para debater o futuro do Hospital de Viamão e os desafios enfrentados pela saúde pública. A participação da diretoria do Sindisaúde-RS e dos trabalhadores do hospital trouxe à tona a preocupação com a terceirização da saúde e seus efeitos negativos na qualidade do atendimento e nas condições de trabalho dos profissionais.