Home > Notícias > VIAMÃO - Trabalho do sindicato devolverá horas extras não pagas a colegas da higienização, nutrição e segurança!

28/07/2022 - VIAMÃO - Trabalho do sindicato devolverá horas extras não pagas a colegas da higienização, nutrição e segurança!

Na tarde de ontem, quarta-feira (27), o presidente Julio Jesien, a diretora Lúcia Mendonça e a advogada Samara Ferrazza (Escritório Paese, Ferreira) realizaram assembleia com os trabalhadores do Hospital de Cardiologia de Viamão. Na pauta, informações sobre a vitória na ação em que o sindicato lutou pelas horas extras dos trabalhadores da nutrição, segurança e higienização.

"A jornada de trabalho deles foi aumentada no ano de 2018. O sindicato, entendendo que isso estava incorreto legalmente, entrou na Justiça, que condenou o hospital ao pagamento de horas extras", explicou a diretora Lúcia, trabalhadora da instituição. Com a vitória do Sindisaúde-RS, agora iniciarão os cálculos das horas extras devidas aos trabalhadores e trabalhadoras, nesses três setores, que tiveram a jornada alterada em 2018.

Da esquerda para a direita, Lúcia Mendonça, Samara Ferrazza e Julio Jesien

Jornada de trabalho pode ser reduzida novamente

A ação judicial vencida pelo sindicato é uma coisa: se você tiver direito, simplesmente vai receber o valor que o hospital lhe deve, conforme o cálculo do perito judicial. Há, ainda, uma boa possibilidade decorrente da ação: que as jornadas em alguns setores sejam reduzidas para 6 horas.

Na assembleia, foi explicado que já há andamento nesse sentido, e que o sindicato está atento para que todos os setores prejudicados sejam contemplados com essa eventual mudança. A direção do Sindisaúde-RS se comprometeu ainda em levar à direção do hospital a insatisfação dos trabalhadores da higienização e da segurança, que tiveram tratamento diferenciado em relação à jornada de trabalho, bem como da farmácia e do administrativo, que também estão insatisfeitos.

Haverá nova reunião entre Sindisaúde-RS e gestão do Cardiologia para alinhavar essa questão. As horas extras que te foram negadas, porém, agora serão devolvidas a você pelo trabalho do seu sindicato, trabalhador (a)!