Home > Notícias > Em reunião, Sindisaúde-RS e trabalhadores de Canoas marcam assembleia geral

08/12/2016 - Em reunião, Sindisaúde-RS e trabalhadores de Canoas marcam assembleia geral

O Sindisaúde-RS esteve em Canoas na noite desta quarta-feira, motivado pelos contatos realizados pelos trabalhadores do Hospital Universitário de Canoas, que vinham, via WhatsApp, telefone e página do Facebook, manifestando seu temor quanto ao processo de sucessão contratual em que o Grupo GAMP assumirá a gestão da casa. Assim, o sindicato realizou uma reunião com as categorias, na qual buscou tirar as principais dúvidas que vêm surgindo nos últimos dias. Estiveram presentes o presidente do sindicato, Arlindo Ritter, o diretor de Assuntos do Interior, Julio Duarte, e o secretário-geral, Julio Jesien.

Diversos trabalhadores do Hospital Universitário contataram o sindicato.

No momento, o principal temor dos trabalhadores diz respeito ao não pagamento da segunda parcela do 13º e das férias, bem como de futuros atrasos salariais constantes - a folha de dezembro, que deveria ter sido quitada no dia 5, conforme promessa da nova gestão do hospital, não foi paga, o que fundamentou os temores.

Assim, o sindicato irá veicular edital, na sexta-feira (09), em jornal de grande circulação em Porto Alegre, convocando assembleia para o dia 15 de dezembro, na qual uma das pautas será o indicativo de paralisação caso o Grupo GAMP não deposite os valores devidos. O Sindisaúde-RS também irá procurar outras entidades de classe do setor para ampliar a força do movimento. A atitude será tomada devido à experiência da Campanha Salarial Unificada de 2016, na qual, mesmo em um ano de profunda crise, foi alcançada a reposição do INPC do período, aprovada pela categoria por quase unanimidade.

Entretanto, a diretoria do sindicato deixou claro aos trabalhadores esperar que a nova gestão honre seus compromissos até a data da assembleia, não sendo necessária a paralisação. Foi essa a promessa feita, inclusive, em reunião realizada entre o Grupo GAMP e a diretoria do Sindisaúde-RS  na terça-feira (06).

O Sindisaúde-RS se comprometeu em procurar outras entidades de classe para fortalecer o movimento.

Demais deliberações

- Foi escolhida uma comissão de trabalhadores, que irá acompanhar todas as futuras reuniões entre Sindisaúde-RS, Grupo GAMP e também com entidades patronais;

- o Sindisaúde-RS levará seu departamento jurídico na assembleia do dia 15, de maneira a dirimir dúvidas específicas surgidas durante a reunião de hoje;

- como sugestões dos trabalhadores, surgiram a possibilidade de solicitar ao Ministério Público que acompanhe o processo de sucessão contratual. Outra sugestão foi a de agendar uma reunião entre a equipe de transição do novo prefeito de Canoas, diretoria do Sindisaúde-RS e comissão de trabalhadores escolhida para acompanhar as negociações. O sindicato analisará a pertinência dessas medidas, e caso as categorias venham a deliberar sobre as possibilidades na assembleia do dia 15, as ações serão tomadas segundo a vontade dos trabalhadores.

Hospital de Pronto Socorro de Canoas

Na próxima semana, o Sindisaúde-RS irá realizar uma nova reunião em Canoas, dessa vez com os trabalhadores do Hospital de Pronto Socorro e das UPAs, com a mesma finalidade de tirar eventuais dúvidas sobre a sucessão.

Assim como foi realizada reunião no HU, o sindicato se reunirá com os trabalhadores do Pronto Socorro e das UPAs.