Home > Notícias > Trabalhadores de Canoas irão parar semana que vem

15/12/2016 - Trabalhadores de Canoas irão parar semana que vem

Reunião, panelaço e paralisação de 12 horas: essas foram as principais deliberações tomadas na assembleia realizada hoje à tarde no Hospital Universitário (HU) de Canoas.

Espaço foi completamente tomado por cerca de 300 pessoas

A diretoria do Sindisaúde-RS esteve presente em quase totalidade, após a convocação feita pelo presidente, Arlindo Ritter, aos seus colegas de chapa para que comparecessem à assembleia. Os trabalhadores, por sua vez, corresponderam com cerca de 300 pessoas lotando a sala, que manifestaram sua indignação com o atraso de salários, não pagamento de férias e vales-transporte. Conforme pedido dos funcionários presentes à reunião realizada no último dia 7, o departamento jurídico do sindicato também foi convocado à assembleia, representado por Sílvio Boff, do Escritório Paese & Advogados Associados, para sanar dúvidas que já haviam sido manifestadas.

Diretoria esteve presente em peso

Dado que o Grupo GAMP, atual gestor dos hospitais e UPAs, ainda não pagou os direitos dos trabalhadores, foram votados e aprovados três movimentos para os próximos dias:

1. Uma reunião com o Grupo GAMP será convocada para amanhã, pela manhã, na qual estará presente, além dos sindicalistas, uma comissão de trabalhadores escolhida pela assembleia de hoje;
  2. um panelaço será realizado em frente à Prefeitura de Canoas na próxima quarta-feira (21), provavelmente entre 10h 30min e 16 h, com o intuito de demonstrar à população canoense os problemas vividos pela saúde da cidade;
  3. por fim, uma paralisação de 12 horas foi votada e aprovada para ser realizada na próxima quinta-feira (22), das 7h às 19h, no HU e no HPS de Canoas.

Deliberações foram aprovadas por unanimidade

Além desses atos, também serão tomadas as medidas jurídicas cabíveis, face às denúncias específicas apresentadas pelas categorias durante a assembleia de hoje. O departamento jurídico também irá procurar o Ministério Público do Trabalho para verificar a possibilidade de uma reunião de mediação antes do recesso da Justiça, que ocorre a partir desta terça-feira (20). Outra atitude a ser tomada pelo Jurídico do sindicato será ajuizar uma ação cobrando do Grupo Mãe de Deus (antigo gestor) o pagamento do 13º do ano passado para os trabalhadores que ainda não o receberam.

Representante do departamento jurídico, Sílvio Boff, do Paese & Advogados Associados, respondeu às dúvidas dos trabalhadores

O diretor de Assuntos do Interior, Júlio Duarte, vem acompanhando a situação há semanas

O secretário-geral do sindicato, Julio Jesien, presidiu os trabalhos

Trabalhadores atentos