O Sindisaúde-RS e demais entidades de classe da saúde obtiveram a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do GHC por mais seis meses. O acordo, que dentre outras pautas trata do Vale-Alimentação, férias-prêmio e licença capacitação, terá agora validade até 01/10/2019. Após inúmeras reuniões entre Sindisaúde-RS e demais sindicatos com a gestão, a prorrogação foi consensuada entre as partes e nesta quinta (09) foi informada ao TRT-4, em mediação que ocorreu pela manhã.
Manhã desta quinta teve nova mediação no TRT-4
Mediação no TRT-4
Na reunião de hoje pela manhã, não houve avanços significativos nas negociações, afora o informe da prorrogação do ACT ao mediador, o vice-presidente do Tribunal Ricardo Fraga. A gestão do GHC esteve representada pelo diretor administrativo e financeiro Claudio Oliveira, além de seus assessores jurídicos. Pelo Sindisaúde-RS, compareceu o presidente Arlindo Ritter, acompanhado da advogada Ingrid Birnfield.
Os gestores do GHC solicitaram mais tempo para trazer respostas concretas à audiência de mediação. Eles alegam precisar dialogar com integrantes do Ministério da Saúde e também da Economia, já que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), responsável por liberar verbas para a gestão de empresas estatais, passou para o guarda-chuva do Ministério da Economia.
Nova audiência
A próxima audiência está agendada para 27 de junho, às 10h.
Sindicatos Signatários
Sindisaúde-RS, Sergs, Sindifars, Sinditestrs, Simers, Sindaergs, Sasergs, Sinttargs, Sinurgs, Sipergs, Sisergs, Senge, Sindibio, Sindifono-RS, Soergs
Antes da mediação, reunião dos sindicalistas com o departamento jurídico
Crédito das fotos: Aserghc / Nathi Bittencourt