Home > Notícias > GHC - Em plenária, Sindisaúde-RS detalha andamento das negociações

27/07/2018 - GHC - Em plenária, Sindisaúde-RS detalha andamento das negociações

Visando informar os trabalhadores do Grupo Hospital Conceição (GHC) sobre o andamento das negociações de diversas pautas da categoria, foi realizada na Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC) uma plenária com a participação do Sindisaúde-RS na tarde desta quinta-feira, 26 de julho. Representantes dos sindicatos dos enfermeiros, dos farmacêuticos, e ainda dos técnicos de segurança do trabalho também compareceram.

No encontro, o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter reforçou a necessidade de os trabalhadores defenderem os seus direitos. “Não podemos retroceder nas nossas conquistas históricas”, afirmou Ritter. Entre os assuntos abordados durante a plenária, está a campanha salarial 2018 de toda a categoria no Rio Grande do Sul, o banco de remanejo, código de ética, além do acordo interno dos trabalhadores do GHC, que inclui o vale-alimentação, férias-prêmio, e ainda licença-capacitação.

Trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição compareceram na plenária

Até o momento, o reajuste oferecido à categoria é de apenas 2%, pouquíssimo a mais do índice inflacionário que é de 1,56%, o que demonstra que a luta dos trabalhadores será determinante para uma melhor negociação com as patronais. Além disso, o banco de remanejo foi fortemente criticado, pois estaria colocando em risco a saúde da população, já que em alguns casos, novatos, sem tanta experiência, estão sendo colocados no turno da noite, tido como o mais crítico e em que os usuários necessitam de maior atenção.

Os trabalhadores voltaram a cobrar ainda uma luta histórica: a isonomia no vale-alimentação, para que seja concedido o mesmo valor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Entre os encaminhamentos da plenária, está o agendamento de uma assembleia geral no dia 7 de agosto, e a composição de uma comissão de trabalhadores e entidades sindicais para organização da assembleia que servirá ainda para debater um plano de lutas para a categoria, além de lutar pela retomada da licença-capacitação e férias-prêmio, entre outras pautas.

Trabalhadores definiram comissão para defender direitos, além de marcar assembleia