Home > Notícias > IMESF- Rumo à greve, quase 2 mil trabalhadores e usuários do SUS lutam junto ao Sindisaúde-RS!

23/09/2019 - IMESF- Rumo à greve, quase 2 mil trabalhadores e usuários do SUS lutam junto ao Sindisaúde-RS!

Dias como o de hoje mostram que trabalhador unido jamais será vencido: quase 2 mil trabalhadores, usuários do SUS e membros de comunidades de Porto Alegre e região se concentraram, ao longo da manhã, em frente à Câmara de Vereadores, na luta contra a completa terceirização dos postos de saúde de Porto Alegre! Após, todos marcharam em direção à Prefeitura, onde lembraram ao prefeito Nelson Marchezan Jr. que basta ele querer evitar o fechamento de postos de saúde que ele pode fazê-lo.

"É só dar um canetaço e transformar o IMESF em empresa pública. Mas o prefeito tem que querer. Não pode manter esse discurso de entregar os postos de saúde para uma OS, porque isso já explodiu a saúde pública em Canoas, em Viamão, aqui em POA antes do IMESF. Além disso, o STF não determinou o fim dos empregos, mas sim a inconstitucionalidade do IMESF e que o atendimento deve ser mantido! O representante eleito pelo povo de Porto Alegre não pode ser baixo a ponto de subverter a decisão judicial para terceirizar nossa saúde!" declarou o presidente eleito do Sindisaúde-RS, Julio Jesien. Uma assembleia deve acontecer na próxima terça (01/10) com indicativo de greve na pauta.

Quase 2 mil pessoas se concentraram em frente à Câmara pela manhã

Após, grande parte seguiu em caminhada pela Mauá...

Até a Prefeitura, quando ato se encerrou

Reuniões ao longo do dia

A manhã foi movimentada na Câmara, com reuniões entre parlamentares e também com representantes dos trabalhadores e das comunidades. A presidenta da Casa, Mônica Leal (PP) convocou sindicalistas para conversas ao longo da manhã e durante a tarde, buscando dar encaminhamento à questão. Pressione seu parlamentar também e vamos à luta!

Dentro da Câmara, Sindisaúde-RS defendeu a saúde pública contra vereadores do governo

Parlamentares de todas as esferas na luta!

A luta pela saúde pública está nas esferas municipal, estadual e federal. Os vereadores Roberto Robaina (PSOL) e Marcelo Sgarbossa (PT), as deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT) e as deputadas federais Fernanda Melcchionna, (PSOL) e Maria do Rosário (PT) estiveram juntos na luta durante a manhã de hoje na Câmara, exercendo a pressão política necessária para convencer o Executivo a manter os postos de saúde e os empregos.

União entre trabalhadores, usuários e comunidades

Cerca de 20 ônibus se deslocaram de várias comunidades de Porto Alegre para comparecer ao protesto de hoje, o que só demonstra o impacto que a falta de atitude do Executivo está causando na vida das pessoas.

Próximos dias

Acompanhe nossas redes sociais e nosso site para informações sobre o plano de lutas para os próximos dias. Atos devem acontecer dentro das comunidades e, possivelmente, no Centro nos finais de tarde. Além disso, uma assembleia será convocada para a próxima terça (01/10) para deliberar sobre a greve geral!

Crédito das fotos: Sindisaúde-RS