SANTA CASA - Informações gerais sobre o processo da base de cálculo dos adicionais
Sindicato forte é isso!
A importância de manter seu sindicato sempre fortalecido, especialmente em tempos como os atuais, se demonstra nas lutas de rua e no trabalho de base que o Sindisaúde-RS faz. A partir de nossos diretores e delegados sindicais atuando nas bases, nós recebemos notícia dos problemas com direitos de nossos representados, que são trazidos então para dentro do sindicato e, após um grande trabalho que envolve toda a direção e um departamento jurídico que só pode ser mantido com a tua contribuição, surgem enormes retornos para a categoria. No caso, dessa vez os beneficiados serão 7614 mil trabalhadores e trabalhadoras da Santa Casa (entre ativos e inativos), que receberão cerca de R$ 18 milhões, pagos pelo sindicato, atraves de crédito em conta, a título de correção da base de cálculo dos adicionais noturno e de horas-extras.
Confira abaixo a data e horários das assembleias gerais que acontecerão para tirar todas as dúvidas dos trabalhadores sobre o processo. Escolha um dos horários e compareça!
Trabalho do sindicato para devolver esses valores à categoria vem desde 2014. Na foto, presidente Arlindo Ritter em ato na Santa Casa (crédito da foto: Sindisaúde-RS / Tiago Coutinho)
Assembleias
Lembramos que as assembleias abaixo são o espaço onde serão repassadas todas as informações ainda não publicadas.
Reiteramos que não temos mais informações para passar até a data da assembleia que não as já publicadas.
Data
27 de maio
Horários
1ª assembleia:11h e 30min (última chamada)
2ª assembleia:16h e 30min (última chamada)
Local
Auditório Hugo Gerdau
Edital conforme publicado na edição de 18 de maio do Correio do Povo
O que é?
É a correção da base de cálculo dos adicionais (noturno e de hora-extra). "Nós entendíamos que esses adicionais não tinham seu cálculo corretamente realizado. Então questionamos, entramos em 1ª instância e ganhamos. A Santa Casa tinha o direito legal de recurso às instâncias superiores, mas optou por buscar um acordo com o sindicato. No momento, a ação está suspensa enquanto a negociação está sendo finalizada", informou o secretário-geral, Julio Jesien.
Quem tem direito?
Os trabalhadores com contrato ativo bem como os desligados a partir de 28 de janeiro de 2013 terão direito.
Contagem dos valores
Os valores devidos começam a ser contados a partir de 28 de janeiro de 2010. Isso porque o sindicato entrou com a ação em 28 de janeiro de 2015, e a ação, no que diz respeito aos valores a serem pagos, retroage 5 anos.
Pessoas fora das listas que atendam aos critérios
Trabalhadores que atendem aos critérios acima mas que não estão com seu nome nas listas divulgadas (abaixo) devem comparecer a uma das assembleias de 27 de maio para informar o sindicato e o jurídico sobre a situação.
Valores dependem de horas extras e do turno do trabalhador
A advogada Samara Ferrazza, do escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados, que responde pelo departamento jurídico do sindicato, informa que alguns colegas ganharão menos e outros mais em termos financeiros, dado que o objeto da ação é a base de cálculo do adicional noturno e base de cálculo das horas extras. "Portanto, o valor a ser recebido dependerá da quantidade de horas extras que o trabalhador ou a trabalhadora fizeram, e/ou se ele(a) era do horário noturno", explica Samara.
Além disso, ela lembra que são 2964 trabalhadores na ativa beneficiados e outros 4668 inativos.
Lista de beneficiários na ativa
Clique aqui para ter acesso à lista dos beneficiários ainda na ativa!
Lista de beneficiários já desligados
Clique aqui para a lista de beneficiários já desligados do hospital