Home > Notícias > SANTA CASA - Informações gerais sobre o processo da base de cálculo dos adicionais

14/05/2019 - SANTA CASA - Informações gerais sobre o processo da base de cálculo dos adicionais

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Atenção para oferta de serviços jurídicos por terceiros

Alguns trabalhadores, especialmente os que são beneficiários do processo da correção da base de cálculo dos adicionais na Santa Casa, estão sendo procurados por terceiros que ofertam e cobram por serviços já realizados pelo Sindisaúde-RS.

O trabalhador não deve arcar com custo algum pois o trabalho jurídico já foi executado pelo sindicato. Por isso, antes de assinar qualquer tipo de procuração, busque informação com o sindicato, seja pelo e-mail direcao@sindisaude.org.br, redes sociais (Facebook ou Instagram) ou pelo telefone 3378 6600.

---

Reunimos abaixo as informações gerais sobre o processo da correção da base de cálculo dos adicionais (noturno e hora-extra) na Santa Casa de Caridade de Porto Alegre. Destacamos que a assembleia cuja data será divulgada em nosso site e redes sociais é o espaço em que serão repassadas todas as informações que ainda não foram publicadas. Reiteramos que não temos mais informações para repassar, seja por telefone, redes sociais ou e-mail.

Sindicato forte é isso!

A importância de manter seu sindicato sempre fortalecido, especialmente em tempos como os atuais, se demonstra nas lutas de rua e no trabalho de base que o Sindisaúde-RS faz. A partir de nossos diretores e delegados sindicais atuando nas bases, nós recebemos notícia dos problemas com direitos de nossos representados, que são trazidos então para dentro do sindicato e, após um grande trabalho que envolve toda a direção e um departamento jurídico que só pode ser mantido com a tua contribuição, surgem enormes retornos para a categoria. No caso, dessa vez os beneficiados serão 7614 mil trabalhadores e trabalhadoras da Santa Casa (entre ativos e inativos), que receberão cerca de R$ 18 milhões, pagos pelo sindicato, atraves de crédito em conta, a título de correção da base de cálculo dos adicionais noturno e de horas-extras.

R$ 18 milhões para quase 8 mil colegas: isso é um sindicato forte!

Trabalho do sindicato para devolver esses valores à categoria vem desde 2014. Na foto, presidente Arlindo Ritter em ato na Santa Casa (crédito da foto: Sindisaúde-RS / Tiago Coutinho)

O que é?

É a correção da base de cálculo dos adicionais (noturno e de hora-extra). "Nós entendíamos que esses adicionais não tinham seu cálculo corretamente realizado. Então questionamos, entramos em 1ª instância e ganhamos. A Santa Casa tinha o direito legal de recurso às instâncias superiores, mas optou por buscar um acordo com o sindicato. No momento, a ação está suspensa enquanto a negociação está sendo finalizada", informou o secretário-geral, Julio Jesien.

Quem tem direito?

Os trabalhadores com contrato ativo bem como os desligados a partir de 28 de janeiro de 2013 terão direito.

Já os valores devidos começam a ser contados a partir de 28 de janeiro de 2010. Isso porque o sindicato entrou com a ação em 28 de janeiro de 2015, e a ação retroage 5 anos.

Pessoas fora das listas que atendam aos critérios

Trabalhadores que atendem aos critérios acima mas que não estão com seu nome nas listas divulgadas (abaixo) devem comparecer à assembleia para informar o sindicato e o jurídico sobre a situação. Lembramos que a data da assembleia será logo divulgada!

Valores dependem de horas extras e do turno do trabalhador

A advogada Samara Ferrazza, do escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados, que responde pelo departamento jurídico do sindicato, informa que alguns colegas ganharão menos e outros mais em termos financeiros, dado que o objeto da ação é a base de cálculo do adicional noturno e base de cálculo das horas extras. "Portanto, o valor a ser recebido dependerá da quantidade de horas extras que o trabalhador ou a trabalhadora fizeram, e/ou se ele(a) era do horário noturno", explica Samara.

Além disso, ela lembra que são 2964 trabalhadores na ativa beneficiados e outros 4668 inativos.

Assembleia

A data será informada aqui no site e em nossas redes sociais. Fique atento, pois o restante das informações, incluindo valores e início dos pagamentos, será passado apenas na assembleia.

Lista de beneficiários na ativa

Clique aqui para ter acesso à lista dos beneficiários ainda na ativa!

Lista de beneficiários já desligados da Santa Casa

Clique aqui para a lista de trabalhadores já desligados do hospital que são beneficiários do processo