Com um comparecimento enorme da categoria ao longo do dia de 27 de maio de 2019, quase 2 mil trabalhadores estiveram no auditório Hugo Gerdau para tomar conhecimento e votar a proposta de acordo com a Santa Casa, alcançada pelo Sindisaúde-RS, a respeito da base de cálculo dos adicionais, que devolverá R$ 18 milhões a quase 8 mil trabalhadores do hospital.
Fique atento: no momento em que fazemos essa atualização, dia 7 de abril de 2021, o sindicato não tem mais nenhum nome de trabalhador (a) a ser pago. Se você entrou em contato e ainda não foi pago, pedimos a gentileza de novamente nos contatar pelo WhatsApp acima.
Dúvidas frequentes
Quem tem direito?
Os trabalhadores com contrato ativo bem como os desligados a partir de 28 de janeiro de 2013 terão direito.
Pessoas fora das listas que atendam aos critérios
Trabalhadores que atendem aos critérios acima mas que não estão com seu nome nas listas divulgadas devem comparecer à sede do sindicato com documento de identificação, entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras. Endereço: Rua Vicente da Fontoura, 2280.
Contagem dos valores
Os valores devidos começam a ser contados a partir de 28 de janeiro de 2010. Isso porque o sindicato entrou com a ação em 28 de janeiro de 2015, e a ação, no que diz respeito aos valores a serem pagos, retroage 5 anos.
Trabalhadores ativos
Todos os trabalhadores ativos já foram pagos no final de julho/2019 e já receberam aumento na remuneração devido à incorporação salarial. Há algumas exceções de trabalhadores que se habilitaram posteriormente por não terem constado na lista inicial enviada pela Santa Casa.
Inativos já pagos
1º lote de inativos (pagamento feito em 15/08) Clique aqui!
2º lote de inativos (pagamento feito em 13/09) Clique aqui!
3º lote de inativos (pagamento feito em 17/10) Clique aqui!
4º lote de inativos (pagamento feito por volta de 15/11) Clique aqui!
5º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 16/12) Clique aqui!
6º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 16/01) Clique aqui!
7º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 18/02) Clique aqui!
8º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 17/03) Clique aqui!
9º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 20/04) Clique aqui!
10º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 20/05) Clique aqui!
11º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 17/06) Clique aqui!
12º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 21/07) Clique aqui!
13º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 18/08) Clique aqui!
14º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 21/09) Clique aqui!
15º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 20/10) Clique aqui!
16º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 19/11) Clique aqui!
17º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 23/12/20) Clique aqui!
18º lote dos inativos (pagamento feito por volta de 20/01/21) Clique aqui!
19º (e último) lote dos inativos (pagamento feito em março de 21) Clique aqui!
Trabalhadores da Santa Casa aprovaram o acordo em maio
Lista COMPLETA dos inativos habilitados
OBS.: lista geral atualizada em março de 2020
Atenção: devido à enorme quantidade de pessoas (são mais de 3 mil), é possível que alguns nomes estejam errados ou tenham faltado. Se você compareceu ao sindicato, assinou a habilitação e seu nome não está na lista, informe-nos através do direcao@sindisaude.org.br.
Vídeo explicativo
Confira abaixo o secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, explicando o processo em detalhes.
Jesien explica detalhes do processo
Ordem e prazo dos pagamentos e procedimentos a serem adotados pelos trabalhadores
Atenção: todos recebem em parcela única.
Inativos: o pagamento dos inativos se dá por ordem de habilitação, e os primeiros a terem se habilitado serão os primeiros a receber. A primeira parcela foi paga em 15 de agosto, e as seguintes foram pagas mensalmente até o mês de março de 2021, quando o 19º e último lote de trabalhadores foi pago. O hospital pagou a cada mês R$ 300 mil referentes ao processo, valor que o sindicato automaticamente repassou aos trabalhadores, na ordem das habilitações, até que se esgotasse.
Acordo garante incorporação no salário e direito de oposição
O sindicato procurou, desde que começou com a ação, em 2015, equilibrar a busca de um direito dos trabalhadores com um impacto financeiro sobre o hospital que poderia causar a perda de postos de trabalho. “Nós apresentamos para a categoria hoje um acordo que tem um redutor em relação ao valor que poderia ser alcançado se a ação fosse mantida até o final. Apresentamos esse acordo após avaliar dois itens importantíssimos para nossa decisão: o tempo de tramitação da ação e uma possível mudança da decisão nas alçadas superiores”, explicou o secretário-geral do sindicato, Julio Jesien. Por fim, o sindicato obteve ainda a incorporação em folha desse direito.
Trabalhadores que não aceitarem acordo com a gestão
Todo (a) trabalhador (a) que não compactue com o acordo alcançado poderá continuar individualmente na ação coletiva, bastando assinar um termo de oposição. Este (a) trabalhador (a) deverá esperar o processo finalizar sua tramitação no Poder Judiciário e, se a tese do sindicato continuar vitoriosa, receberá valores diferentes dos pagos no caso de quem aceitou o acordo da gestão.
Secretário-geral do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien conduziu as quatro assembleias
Categoria compareceu em massa
Valores
Foram passados após as assembléias para os presentes. Quem não pôde comparecer, deve comparecer à sede do sindicato entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras, com documento de identificação. Destacamos que não é possível repassar valores sem a presença do beneficiário por razões de proteção ao (à) trabalhador (a).
Trabalhadores verificam com diretoria os valores a que têm direito
Atenção para oferta de serviços jurídicos por terceiros
O que é o processo?
É a correção da base de cálculo dos adicionais (noturno e de hora-extra). "Nós entendíamos que esses adicionais não tinham seu cálculo corretamente realizado. Então questionamos, entramos em 1ª instância e ganhamos. A Santa Casa tinha o direito legal de recurso às instâncias superiores, mas optou por buscar um acordo com o sindicato. No momento, a ação está suspensa enquanto a negociação está sendo finalizada", informou o secretário-geral, Julio Jesien.
Valores dependem de horas extras e do turno do trabalhador
A advogada Samara Ferrazza, do escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados, que responde pelo departamento jurídico do sindicato, informa que alguns colegas ganharão menos e outros mais em termos financeiros, dado que o objeto da ação é a base de cálculo do adicional noturno e base de cálculo das horas extras. "Portanto, o valor a ser recebido dependerá da quantidade de horas extras que o trabalhador ou a trabalhadora fizeram, e/ou se ele(a) era do horário noturno", explica Samara.
Beneficiados
2964 trabalhadores na ativa e outros 4668 inativos.
Lista de beneficiários na ativa
Clique aqui para ter acesso à lista dos beneficiários ainda na ativa!
Mais dúvidas
Sede: Devido à enorme procura, o atendimento em nossa sede referentemente ao processo será entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras. Destacamos que após esse horário o sindicato não poderá mais receber trabalhadores interessados no processo. Endereço: Rua Vicente da Fontoura, 2280.
Crédito das fotos: Sindisaúde-RS / Tiago Coutinho