Home > Notícias > SANTA CASA – Quase 2 mil trabalhadores aprovam acordo alcançado pelo sindicato

27/05/2019 - SANTA CASA – Quase 2 mil trabalhadores aprovam acordo alcançado pelo sindicato

Com um comparecimento enorme da categoria ao longo do dia de 27 de maio, quase 2 mil trabalhadores estiveram no auditório Hugo Gerdau para tomar conhecimento e votar a proposta de acordo com a Santa Casa, alcançada pelo Sindisaúde-RS, a respeito da base de cálculo dos adicionais, que devolverá R$ 18 milhões a quase 8 mil trabalhadores do hospital. Apenas 2 trabalhadores ao longo das quatro assembléias realizadas (eram previstos apenas dois horários, inicialmente) votaram contra o acordo.

Atualização de 15/08

Todos os trabalhadores ativos já foram pagos no final de julho/2019 e já receberam aumento na remuneração devido à incorporação salarial.

Os trabalhadores inativos recebem na ordem da lista completa, disponível aqui. Como a Santa Casa vai pagar parcelas mensais de R$ 300 mil, mas cada trabalhador recebe integralmente o que lhe é devido, aqueles que se habilitaram mais tarde, receberão mais tarde. O hospital pagou a primeira parcela no dia 15 de agosto de 2019: clique aqui e confira a lista dos primeiros inativos que receberam os valores devidos. A cada mês, um novo lote de trabalhadores é pago e os nomes são posteriormente divulgados à categoria.

Atenção: não temos como estimar o dia exato em que cada um dos milhares de beneficiários vai receber.

Dúvidas

Sede: Devido à enorme procura, o atendimento em nossa sede referentemente ao processo será entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras. Destacamos que após esse horário o sindicato não poderá mais receber trabalhadores interessados no processo. Endereço: Rua João Guimarães, 37, duas quadras do viaduto da Silva Só com a Protásio Alves

ATENÇÃO: o sindicato está com as linhas telefônicas congestionadas. Por isso, antes de ligar, leia todas as informações descritas aqui e assista ao vídeo abaixo, onde o secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, explica mais detalhes do processo.

Jesien explica detalhes do processo

Ordem e prazo dos pagamentos e procedimentos a serem adotados pelos trabalhadores

Atenção: todos recebem em parcela única.

Ativos: o dinheiro entrou nas contas dos trabalhadores no final de julho

Inativos: o pagamento dos inativos se dará por ordem de habilitação, e os primeiros a terem se habilitado serão os primeiros a receber. A primeira parcela foi paga em 15 de agosto, e as seguintes são pagas mensalmente. O hospital paga a cada mês R$ 300 mil referentes ao processo, valor que o sindicato automaticamente repassa aos trabalhadores, na ordem das habilitações, até que se esgote; no mês seguinte, o hospital paga mais R$ 300 mil, o sindicato repassa aos próximos da lista, e assim por diante, até que todos sejam pagos. Os primeiros habilitados podem levar poucos meses para receber, assim como os últimos habilitados irão ter de aguardar bastante tempo (mais de um ano, por exemplo). Lembre-se: todos trabalhadores receberão em parcela única, portanto a quantidade de beneficiados por mês não será igual, dado que uns recebem mais, outros menos; por isso, não temos como estimar a data em que cada colega vai receber seus valores. Siga acompanhando nosso site e redes e tenha bom senso: considerando que o 1º lote quitou os valores devidos a 67 trabalhadores, se você estiver na posição 500, por exemplo, ainda vai levar alguns meses até que você receba. Quem por acaso não tenha feito a habilitação (seja no dia das assembleias ou na sede do sindicato) pode fazê-la no sindicato, no horário das 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras.

Lista dos inativos habilitados ao processo (atualizada em 15/08)

Clique aqui e confira!

Atenção: devido à enorme quantidade de pessoas (são mais de 3 mil), é possível que alguns nomes estejam errados ou tenham faltado. Se você compareceu ao sindicato, assinou a habilitação e seu nome não está na lista, informe-nos através do direcao@sindisaude.org.br. Adiantamos que a equipe de Comunicação não tem como resolver problemas referentes ao processo através das redes sociais, pois não tem acesso ao mesmo.

Lista dos primeiros inativos pagos em 15/08

Clique aqui!

Trabalhadores da Santa Casa em uma das assembleias de segunda (27)

Acordo garante incorporação no salário e direito de oposição

O sindicato procurou, desde que começou com a ação, em 2015, equilibrar a busca de um direito dos trabalhadores com um impacto financeiro sobre o hospital que poderia causar a perda de postos de trabalho. “Nós apresentamos para a categoria hoje um acordo que tem um redutor em relação ao valor que poderia ser alcançado se a ação fosse mantida até o final. Apresentamos esse acordo após avaliar dois itens importantíssimos para nossa decisão: o tempo de tramitação da ação e uma possível mudança da decisão nas alçadas superiores”, explicou o secretário-geral do sindicato, Julio Jesien.

Jesien falou ainda sobre os trabalhadores que optarem por não aceitar a proposta: “Garantimos à categoria que qualquer trabalhador (a) que não compactue com o acordo alcançado possa continuar individualmente na ação coletiva, bastando assinar um termo de oposição”. Por fim, o sindicato obteve ainda a incorporação em folha desse direito.

Secretário-geral do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien conduziu as quatro assembleias

Categoria compareceu em massa

Local das assembleias

Muitos trabalhadores reclamaram nas redes sociais do Sindisaúde-RS sobre o local das assembléias não ser adequado para tanta gente. Jesien explica: “Fizemos a opção de que fosse dentro do complexo do hospital para facilitar a presença. Se fosse escolhido um local fora do hospital, a presença dos colegas seria complicada pela distância ou pelo horário. Além disso, nenhum lugar próximo à Santa Casa comporta 2 mil pessoas. Sendo assim, mesmo que soubéssemos que o comparecimento seria tão grande, de qualquer maneira não teríamos uma opção que fosse perfeita. Pedimos desculpas por qualquer erro, mas que haja compreensão para com todo o trabalho que fizemos”, explicou Jesien.

Devido à enorme quantidade de pessoas, a última assembleia ocorreu no pátio para adiantar os trabalhos

Valores

Foram passados após as assembléias para os presentes. Quem não pôde comparecer, deve procurar a diretoria durante esta quarta (29) e quinta (30) no próprio hospital, entre 9 e 19 horas, ou comparecer à sede do sindicato entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras, com documento de identificação. Destacamos que não é possível repassar valores sem a presença do beneficiário por razões de proteção ao (à) trabalhador (a).

Trabalhadores verificam com diretoria os valores a que têm direito

Presentes

As diretoras Marlise Machado e Maristela Moura, ex-trabalhadoras do hospital, acompanharam Jesien no anúncio, junto ao presidente Arlindo Ritter, às diretoras Lucia Schaffer, Karen Ricoldi e Marly Magalhães, aos diretores Julio Appel, Carlos Alexandre, Júlio Duarte, João Gonçalves, Paulo Vargas, Luciano Soares, às delegadas sindicais Raquel Trassante e Adriana Machado (IMESF) e Estela Mar (Moinhos de Vento), bem como a advogada Samara Ferrazza, do departamento jurídico do sindicato, Paese, Ferreira & Advogados Associados.

Equipe do sindicato trabalhou desde as primeiras horas da manhã. Na foto, diretoria, delegados sindicais e colegas da Santa Casa no final do dia

Atenção para oferta de serviços jurídicos por terceiros
Alguns trabalhadores, especialmente os que são beneficiários do processo da correção da base de cálculo dos adicionais na Santa Casa, estão sendo procurados por terceiros que ofertam e cobram por serviços já realizados pelo Sindisaúde-RS.
O trabalhador não deve arcar com custo algum pois o trabalho jurídico já foi executado pelo sindicato. Por isso, antes de assinar qualquer tipo de procuração, busque informação com o sindicato, seja pelo e-mail direcao@sindisaude.org.br, redes sociais (Facebook ou Instagram) ou pelo telefone 3378 6600.

O que é o processo?

É a correção da base de cálculo dos adicionais (noturno e de hora-extra). "Nós entendíamos que esses adicionais não tinham seu cálculo corretamente realizado. Então questionamos, entramos em 1ª instância e ganhamos. A Santa Casa tinha o direito legal de recurso às instâncias superiores, mas optou por buscar um acordo com o sindicato. No momento, a ação está suspensa enquanto a negociação está sendo finalizada", informou o secretário-geral, Julio Jesien.

Quem tem direito?

Os trabalhadores com contrato ativo bem como os desligados a partir de 28 de janeiro de 2013 terão direito.

Processos diferentes na Santa Casa
Destacamos que o acordo cujas informações constam da presente notícia trata da correção da base de cálculo do adicional noturno.
Existe um outro processo, referente aos trabalhadores da Santa Casa, que trata da prorrogação da jornada do adicional noturno.
São processos diferentes. O segundo beneficia 159 trabalhadores, e você pode conferir a lista de beneficiários clicando aqui.

Contagem dos valores

Os valores devidos começam a ser contados a partir de 28 de janeiro de 2010. Isso porque o sindicato entrou com a ação em 28 de janeiro de 2015, e a ação, no que diz respeito aos valores a serem pagos, retroage 5 anos.

Pessoas fora das listas que atendam aos critérios

Trabalhadores que atendem aos critérios acima mas que não estão com seu nome nas listas divulgadas devem comparecer à sede do sindicato com documento de identificação

Valores dependem de horas extras e do turno do trabalhador

A advogada Samara Ferrazza, do escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados, que responde pelo departamento jurídico do sindicato, informa que alguns colegas ganharão menos e outros mais em termos financeiros, dado que o objeto da ação é a base de cálculo do adicional noturno e base de cálculo das horas extras. "Portanto, o valor a ser recebido dependerá da quantidade de horas extras que o trabalhador ou a trabalhadora fizeram, e/ou se ele(a) era do horário noturno", explica Samara.

Beneficiados

2964 trabalhadores na ativa e outros 4668 inativos.

Lista de beneficiários na ativa

Clique aqui para ter acesso à lista dos beneficiários ainda na ativa!

Crédito das fotos: Sindisaúde-RS / Tiago Coutinho

IMG_7716 IMG_7726 IMG_7754 IMG_7779 IMG_7816 IMG_7817 IMG_7822 IMG_7831 IMG_7833 IMG_7861 IMG_7879 IMG_7909 IMG_7911 IMG_7912 IMG_7914 IMG_7947 IMG_7984 IMG_8003