Home > Notícias > SÃO LUCAS/PUCRS – pagamento do processo da insalubridade começa até agosto

07/05/2018 - SÃO LUCAS/PUCRS – pagamento do processo da insalubridade começa até agosto

Após o anúncio dos primeiros pagamentos do processo de adicional noturno do Hospital Mãe de Deus, o Sindisaúde-RS obteve mais uma grande vitória jurídica que devolverá milhares de reais à categoria. Em assembleia realizada na última sexta-feira, a diretoria apresentou aos trabalhadores da higienização do Hospital São Lucas da PUCRS a proposta para pagamento do processo de insalubridade, cuja tramitação começou em 2013. O sindicato conseguiu reduzir o número de parcelas de dezoito para apenas nove.

Atenção: a primeira parcela será paga em 5 de julho.

Clique para ver a lista com os beneficiários da ação!

Informações específicas sobre os valores que cada um tem direito a receber somente serão dadas presencialmente, na sede do sindicato.

O processo

Na ação, que correu sob o número 0000768-88.2013.5.04.0015, foi cobrada a diferença da insalubridade que era paga pelo hospital. A gestão pagava apenas 20%, mas, a partir da vitória do sindicato na Justiça, o São Lucas foi obrigado a pagar a insalubridade em grau máximo, no valor de 40%, percentual este que já foi incorporado à folha de todos funcionários em 2016.

Trabalhadores aprovaram o acordo judicial obtido pelo Sindisaúde-RS

Pagamentos

O hospital pagará ao Judiciário o valor referente à primeira das nove parcelas no dia 20 de junho. Após essa data, há um prazo de pelo menos vinte dias para que os valores estejam disponíveis para o Sindisaúde-RS. Quando liberados, o sindicato informará, por meio de seu site e redes sociais, data e horário para pagamento aos trabalhadores, que será realizado no próprio hospital.

Todas as parcelas serão pagas com a devida correção monetária, e serão quitadas com valores crescentes, o que permitirá com que os funcionários com menores valores a receber obtenham a quitação mais rapidamente. O FGTS será também depositado de maneira parcelada, e os aposentados poderão sacá-lo imediatamente.

Assembleia esteve lotada

Quem tem direito

Todos os funcionários que trabalharam na higienização do hospital de 2008 até a incorporação em folha.

Atenção

- Se você se enquadrar nos requisitos da ação e não tiver seu nome na listagem, você tem até o pagamento da nona e última parcela para solicitar a inclusão.

- Já no caso de que você seja um dos beneficiários, mas não concorde com o acordo aprovado pelos trabalhadores, há um prazo de 30 dias, a contar da data da assembleia (04 de maio), para que você manifeste sua oposição.

Diretoria presente

O presidente Arlindo Ritter, os diretores Júlio Appel, Julio Jesien, Carlos Alexandre Silveira, Paulo Cláudio e a diretora Lúcia Schaffer conduziram a assembleia.

Diretoria presente à assembleia