Home > Notícias > Trabalhadores de Taquara protestam em frente ao TRF-4

19/12/2017 - Trabalhadores de Taquara protestam em frente ao TRF-4

Hoje à tarde, os trabalhadores do Hospital Bom Jesus, de Taquara, protestaram em frente ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em virtude dos atrasos salariais e de direitos trabalhistas provocados pela gestão do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), que teve sua saída da gestão determinada por decisão judicial. No entanto, ainda ontem o recurso impetrado pelo Isev teve ganho de causa no TRF-4, e o hospital continua envolvido em imbróglio jurídico.

Cerca de 40 trabalhadores de Taquara estiveram à tarde no TRF-4, em Porto Alegre, para pressionar o Judiciário

Dessa maneira, os diretores Julio Jesien, Paulo Gonçalves e Marly Magalhães foram hoje à sede do tribunal, junto a cerca de 40 funcionários do hospital, para realizar um ato de protesto. Jesien tentou falar com os desembargadores, e recebeu a resposta de que ainda hoje deve haver um novo desenrolar da questão.

A RBS TV esteve no local e conversou com os trabalhadores para entender o que está acontecendo no hospital, o único da cidade, que passa por problemas desde que o Isev assumiu a direção.

O Sindisaúde-RS publicou nota (reproduzida abaixo) em sua página do Facebook ontem à tarde, e seguirá acompanhando de perto o caso.

Reportagem da RBS TV esteve no local

NOTA DO SINDISAÚDE-RS SOBRE A SITUAÇÃO DO HOSPITAL BOM JESUS DE TAQUARA

CHEGA DE BRINCAR COM A SAÚDE EM TAQUARA!

Estivemos hoje em Taquara, na defesa dos trabalhadores do Hospital Bom Jesus - ISEV Taquara, e recebemos a notícia de que o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) cassou a liminar que pedia sua saída da gestão, mantendo-se assim à frente do hospital. Essa notícia ainda terá desdobramentos nos próximos dias, mas deixamos nossa manifestação aos trabalhadores e trabalhadoras de Taquara, bem como à comunidade.

O Sindisaúde-RS, na defesa dos interesses das categorias que representa, já manteve inúmeras mesas de negociação com representantes do Isev não só em Taquara, mas em hospitais por todo o Rio Grande do Sul.

Ainda que eventualmente as tratativas tenham ocorrido dentro dos trâmites mais íntegros, não foram poucas as vezes em que o sindicato se viu negociando com pessoas que pareciam não dar a devida importância para o trabalho na saúde pública.

Em Santo Antônio da Patrulha, o Isev deixou dívidas trabalhistas na casa dos R$ 30 milhões. No AFMPA - Hospital Porto Alegre, o grupo assumiu a gestão para abandonar o hospital poucos meses depois, deixando mais de 100 demitidos.

A cidade de Taquara tem sido uma nova vítima dos mandos e desmandos de uma Organização Social (OS) que entende a saúde como um lucrativo negócio, e não como vidas em jogo. O Sindisaúde-RS é, desde sempre, contrário à gestão que não seja praticada diretamente pelo poder público. As camisetas que nossos diretores e diretoras usam em seu dia a dia contêm apenas os seguintes dizeres: “Saúde: direito de todos, dever do Estado!”. Um trecho da constituição que confirma a nossa conduta.

Continuaremos vigilantes e zelosos pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que representamos no Hospital Bom Jesus, e pelo desenrolar de uma situação que hoje deixa a comunidade taquarense à mercê dos interesses gananciosos de quem vê a saúde como um negócio.

Seja qual for a entidade que dirija o hospital, que tenha em mente: SAÚDE É COISA SÉRIA!

Estaremos de olho

DSC_0330 DSC_0332 DSC_0339 DSC_0375 DSC_0378