Home > Notícias > Tramandaí: após paralisação dos funcionários, 13° é quitado

12/01/2018 - Tramandaí: após paralisação dos funcionários, 13° é quitado

Depois da forte mobilização dos trabalhadores do Hospital Tramandaí, finalmente a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) começa a dar retorno aos funcionários. Já no final da tarde de ontem, o 13° que ainda estava atrasado foi quitado.

Paralisação de ontem teve boa participação em frente à emergência do hospital

Desde a manhã de quinta-feira (11), os funcionários realizavam uma paralisação de 72 horas. Pela tarde, o Sindisaúde-RS foi procurado pela administração, que alegou a possibilidade de novidades para a sexta-feira. "Mas, ainda nada esclarecedor", afirmou o secrtério-geral do sindicato, Julio Jesien. Após ser realizado o depósito dos valores referentes ao 13°, durante a noite e na manhã de hoje os trabalhadores definiram em assembleia pela suspensão da paralisação, uma vez que a FHGV também sinalizou positivamente quanto à retomada da negociação do Acordo Coletivo.

Por unanimidade, foi definida uma nova assembleia geral para o dia 14 de fevereiro, prazo para aguardar os desdobramentos acerca dos repasses do Governo do Estado para a FHGV. Caso haja atrasos de salários até o décimo dia de fevereiro, também não estão descartadas novas paralisações.

Cronologia

Desde que o Sindisaúde-RS foi procurado pelos trabalhadores de Tramandaí, nossos diretores seguem acompanhando a situação e organizando atos e paralisações para pressionar a patronal e o poder público.

No dia 21/12, o sindicato esteve na cidade para mobilizar os funcionários, e já no dia 22/12 uma assembleia geral para definir o plano de lutas foi realizada. Após decisão da assembleia, com a organização do Sindisaúde-RS, os trabalhadores realizaram uma caminhada para expor à população a situação do hospital, em plena véspera de Ano Novo, no dia 29/12. E uma paralisação de 12 horas foi feita já no primeiro dia útil de 2018, no dia 02/01.

Paralisação ocorreu durante um dia, já que o 13° foi quitado ao final do dia de ontem

Fotos: Julio Jesien (Arquivo pessoal)