Home > Notícias > UNIMED FEDERAÇÃO - Trabalhadores alcançam aumento salarial

19/07/2018 - UNIMED FEDERAÇÃO - Trabalhadores alcançam aumento salarial

Na última terça-feira (17), os trabalhadores da Unimed Federação/RS aprovaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho que garantirá reajuste de 3%. Este índice representa a reposição da inflação do período, que foi de 1,59%, e aumento real nos salários, vale-alimentação e vale-refeição no percentual de 1,31%.

O reajuste de 3% aprovado terça (17) contempla reposição da inflação e aumento real

Os trabalhadores se dividiram entre aprovar ou não a proposta: boa parte acreditava que a negociação poderia avançar ainda mais, mas a grande maioria optou por aprovar a proposta com aumento real.

O secretário-geral Julio Jesien e o advogado Sílvio Boff (sentado) apresentaram a proposta aos presentes (crédito da foto: Lucia Schaffer arquivo pessoal)

Demonstrando a compreensão do momento vivido pela classe trabalhadora no Brasil, de desmonte da organização sindical e retirada sistemática de direitos, os funcionários da Unimed Federação/RS ainda aprovaram, após explicação do diretor Julio Jesien, uma taxa de solidariedade para financiamento da atividade sindical, que corresponderá a um dia de trabalho, descontado na próxima folha de pagamento. Os que já são sócios do sindicato estarão isentos dessa cobrança.

Quinquênio

O tema de maior debate da assembleia foi o benefício do quinquênio, que historicamente não vinha sendo pauta de discussões. A concessão do benefício passou a ser limitada a somente três, preservando trabalhadores que já ternham excedido este número.