Home > Notícias > 20 DE NOVEMBRO, FERIADO NACIONAL - Comemorar com consciência: o povo negro segue em luta!

30/11/2023 - 20 DE NOVEMBRO, FERIADO NACIONAL - Comemorar com consciência: o povo negro segue em luta!


Compartilhe nas suas redes sociais!


Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Um feriado que não é apenas para descansar

Crédito: divulgação

A data escolhida para o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negraaprovada ontem no Congresso, em votação histórica, não é coincidência. Em 1695, Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto pelas forças coloniais. Sua resistência e a luta pela liberdade simbolizam a resistência do povo negro contra a opressão. Ao designar o 20 de novembro como feriado, o Estado brasileiro reconhece a importância de celebrar a resistência, a cultura e as conquistas da população negra, enquanto também confronta as injustiças históricas que moldaram as disparidades raciais no país.

Além disso, o Dia da Consciência Negra como feriado nacional não é apenas um gesto simbólico, mas também uma medida concreta para reparar injustiças históricas. A população negra construiu nossa nação, mas muitas vezes suas contribuições foram ignoradas ou minimizadas. Este feriado é uma forma de reconhecimento e respeito pelos (as) inúmeros (as) heróis e heroínas negras (os) que moldaram a cultura, a arte, a política e a economia do Brasil. Por isso, apesar de o nome oficial do feriado, "Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra", homenagear especificamente Zumbi e sua heróica luta, lembramos hoje, também, nossa querida Dandara. Uma mulher negra que é símbolo de coragem, tal qual Zumbi.

Feriados carregam consigo, intrinsecamente, a ideia do descanso. Mas feriados como será o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra trazem consigo, necessariamente, o verdadeiro simbolismo que importa quando um Estado Nacional decide que uma data deve ser feriado por seu significado histórico.

Feriados são para lembrar e refletir sobre o seu motivo. 

Independente de nós, trabalhadoras (es), descansarmos ou não durante o dia de um feriado, o que importa na aprovação ocorrida ontem é que, a partir de 2024, em todo o Brasil, todo o povo brasileiro ouvirá, lembrará, conhecerá e refletirá sobre a luta do povo negro. Sobre a absurda existência do racismo. Sobre a dignidade insuperável de quem sempre lutou por um futuro melhor para todo o povo negro.

20 de novembro, feriado nacional brasileiro, já é história muito antes de ser feriado.