Home > Notícias > A crise da saúde gaúcha será tema do grande expediente da Assembleia Legislativa

06/08/2018 - A crise da saúde gaúcha será tema do grande expediente da Assembleia Legislativa


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

 

A atual situação da saúde pública do Estado, que enfrenta um dos seus momentos mais críticos por conta da falta de gestão e de investimentos corretos e nos seus profissionais, será o tema do grande expediente da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, a partir das 14 horas, no plenário 20 de setembro. A proposição para que seja debatida “A crise da saúde no RS” é do deputado estadual Pedro Ruas (PSOL) e entidades representativas como o Sindisaúde-RS já confirmaram presença.  

Segundo o atual presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter, a saúde gaúcha, assim como a do resto do país, está vivendo uma situação catastrófica. “Continuam investindo em um modelo de saúde hospitalocêntrico, em detrimento de investimentos na atenção básica, aliando isso ao subfinanciamento do SUS, e à terceirização com gestões precárias sem qualquer comprometimento com as políticas públicas de saúde”, avalia Ritter.

Ele defende ainda a importância da participação tanto dos sindicatos, através dos profissionais da categoria que são os que mais compreendem a realidade do tema, quanto da população, principal interessada em receber uma saúde pública gratuita e de qualidade, algo que infelizmente não vem acontecendo.