No dia 12 de Dezembro, uma “comissão emergencial”, montada especificamente para tratar da reabertura do Hospital São Vicente de Paulo, fechado a seis meses em decorrência de um incêndio acontecido em Maio de 2014, se reuniu no gabinete do prefeito Eduardo Abrahão.
Desde da interdição do HSPV, feita pelo corpo de bombeiros da cidade, a direção do hospital e as autoridades locais vem tentando a sua reabertura, e tem encontrado vários entraves legais, sendo o PPCI o maior deles até o momento.
À colaboração do Município, através do prefeito, e do estado através de secretários e outras autoridades, somou-se à ação de dois deputados estaduais e um deputado federal, e no dia 12 de dezembro chegou-se um denominador comum: a reabertura será parcial e acontecerá a partir do dia 19 de Dezembro.
Nesse dia (19), acontecerá a reabertura da ala clínica – internação adulta e pediátrica; atendimento na Ala de Psiquiatria, Centro de Diagnóstico e Serviço de Apoio.
Irão abrir possivelmente em fevereiro de 2015 o Bloco Cirúrgico e Obstetra. A Emergência continua no Posto Central Dr. Flávio Silveira e deve retornar para o HSVP a partir de janeiro.
Desde a sua interdição o hospital deixou de atender ao contrato que tem com o Estado, por não ter condições de prestar os serviços contratados, e soube-se hoje, nessa reunião, que na semana que entra, esse contrato será selado novamente.
Participaram dessa reunião o prefeito Eduardo Abrahão; presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rossano Teixeira; Secretário da Saúde, Emerson Magni da Silva; Coordenador da 18ª CRS; Luiz Genaro Figoli; Presidente do Hospital, Francisco Moro; profissionais da Vigilância Sanitário do Estado, arquitetos Vilson Dias, César Cassol e Kerlen Günther e responsável pelo setor de infecção, enfermeira Ana Rammé, vereadores, Arlindo Nelson Ritter presidente do SINDISAÚDE-RS – o diretor de Imprensa Gilnei Borges, delegadas sindicais, Mara Kraemer e Ivone Fernandes; deputado Estadual, Ciro Simoni; deputado Estadual Gabriel de Souza; deputado Federal Alceu Moreira; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geraldo Perotto, comandante do CRB Litoral, Tenente-Coronel Luiz Ernesto Duarte e demais pessoas ligadas a saúde.