Home > Notícias > BASE SINDIHOSPA - Aberto prazo para termo de oposição à cota negocial

24/05/2024 - BASE SINDIHOSPA - Aberto prazo para termo de oposição à cota negocial

Cota negocial ou sindicalização é JUSTIÇA com você!

O Sindisaúde-RS tem defendido, reiteradamente, o seguinte ponto de vista: a cota negocial, que é uma das únicas duas formas de financiamento dos sindicatos hoje, é uma questão de justiça dentre trabalhadoras(es). Esse argumento é muito simples: por mais que haja pessoas que acreditem que o sindicato "só quer o dinheiro da categoria", o fato é que, todos os anos, o Sindisaúde-RS garante uma série de direitos acima da CLT para todo mundo. Porém, sem a cota negocial, apenas sindicalizadas(os) mantém esse trabalho em pé, mesmo que TODO MUNDO aproveite o reajuste salarial e os direitos acima da CLT.

Ou seja: uma parte da base (sindicalizadas) se sacrifica pelo coletivo, enquanto outra parte só aproveita a parte boa.
Isso é justo? Achamos que não.

Assim, em 2024, o Sindisaúde-RS tomou duas medidas sobre a cota negocial, sobre a qual muitas fake news de que o valor seria de centenas de reais são disseminadas por políticos patronais.

1. Colocou-se em votação se a(o) trabalhador(a) que não é sindicalizada(o) preferiria pagar a cota negocial em uma ou duas vezes. A opção de duas vezes foi mais votada.

2. Colocamos no formulário de votação uma enquete apresentando uma série de influências práticas positivas que o Sindisaúde-RS tem na vida da(o) trabalhador(a). Queríamos entender por que pessoas que não são sindicalizadas usufruem de tantos direitos e, mesmo assim, se negam a contribuir para o coletivo.

O resultado foi muito interessante.
Do total de 653 votantes, 120 pessoas disseram não ter conhecimento de nenhuma das influências positivas do Sindisaúde-RS na vida delas.
Do total de 653 votantes, 101 pessoas disseram que, após ler as informações, não iriam mais entregar termo de oposição à cota negocial, ou que até iriam se sindicalizar.
Esse resultado deixa claro: muitas pessoas sequer sabem da importância que o Sindisaúde-RS tem na vida delas.

Mais do que nunca, pedimos: te conscientiza. Ou te sindicaliza online clicando aqui e não paga a cota negocial, ou pelo menos não nega a cota negocial, que é pelo bem do coletivo.

Informações colocadas para conhecimento da categoria (e que muita gente não sabia)

• Eu sei que o reajuste salarial no Brasil não é lei, e que o meu só existe por causa da negociação do sindicato.
  • Eu sei que, pela CLT, eu NÃO receberia quinquênio.
  • Eu sei que, pela CLT, eu receberia APENAS  50% de horas-extras
  • Eu sei que, pela CLT, eu receberia APENAS 20% de adicional noturno
  • Quinquênio: eu sei que é por causa dessa negociação do Sindisaúde-RS que recebo.
  • Horas-extras a 100%: eu sei que é  por causa dessa negociação do Sindisaúde-RS que recebo.
  • Adicional noturno a 50%: eu sei que é  por causa dessa negociação do Sindisaúde-RS que recebo.
  • Eu sei que, se o sindicato não fechar negociação no ano, eu perco esses direitos acima e o reajuste, devido à ultratividade da norma.
  • Eu sei que sindicalizadas/os (sócias/os) do sindicato NÃO PAGAM a cota negocial.
  • Eu sei que TODO MUNDO recebe os direitos e reajuste salarial da negociação coletiva e que, SEM A COTA, quem financia esse trabalho todo são apenas as(os) sindicalizadas(os).
  • Eu sei que o valor do desconto da cota negocial é de apenas um dia de trabalho, uma única vez no ano.
  • Eu sei que posso me associar totalmente online no site do Sindisaúde-RS (www.sindisaude.org.br/filiacao)
  • Eu sei que a mensalidade de sócios e a cota negocial são, hoje, as únicas fontes de financiamento da atividade sindical.
  • Não sabia de nenhuma: 120 pessoas de um total de 653.

Nós queremos é a tua sindicalização, pois sócia(o) não paga!

Lembre-se: a cota negocial só é paga por NÃO SINDICALIZADAS/OS (NÃO SÓCIAS/OS), e o valor da cota é de apenas um dia de trabalho do ano, uma única vez. Já o valor da mensalidade social, caso você queira se sindicalizar totalmente online clicando aqui e não pagar a cota negocial de 2024, é de apenas 1% do salário-base.

A negociação alcançada pelo sindicato te trouxe:

Lembre-se: a negociação vale para empregadas (os) de empresas de saúde e hospitais privados de POA capital, além do GHC e do HCPA.

Manutenção de todos direitos históricos dos trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS
Esses direitos históricos de que falamos são avanços que não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores, como as horas-extras a 100% (CLT: 50%), adicional noturno a 50% (CLT: 20%), quinquênio (não existe na CLT), além de quebra de caixa, adicional por risco de vida, direito à equiparação entre auxiliares e técnicos, dentre outros que você pode conferir resumidamente clicando aqui.

Reajuste salarial de 3,4% (referente à data-base abril/24)
O índice de reajuste que será pago referente à nossa data-base, pelo segundo ano seguido, é de 3,4%. O pagamento ocorrerá em maio, na folha referente a abril. Caso os hospitais públicos da base Sindihospa (GHC e HCPA) não consigam cumprir, administrativamente, com o repasse nesta folha, poderão fazê-lo na folha subsequente, com as respectivas diferenças salariais.

Implementação efetiva da comissão paritária
Sindisaúde-RS e Sindihospa convencionaram que será instalada "comissão paritária para discussão e formulação, em conjunto, de uma política de proteção à saúde dos trabalhadores, bem como para a realização de levantamentos e estudos acerca da viabilidade de melhoria das condições existentes em relação a: plano de assistência médica, seguro de vida, equipe multidisciplinar voltada às relações interpessoais, aposentadoria complementar, auxílio-alimentação e creche".

Orientações para entrega do termo

Se mesmo assim você ainda quer entregar termo de oposição, seguem as orientações.

Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à cota negocial autorizada em assembleia, desde que realizada de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, que deve ser entregue pessoalmente na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia, carimbada pela entidade sindical, deve ser entregue ao RH da empresa.

As formalidades são as que seguem. Lembre-se: atuais sócios, bem como novos sócios até a data da assinatura da proposta, não pagarão cota.

Valor da cota

Um (1) dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

Começa em 03/06/2024 e vai até 13/06/2024.

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- A entrega do termo de oposição, redigido de próprio punho pelo trabalhador, em duas vias, em folha de ofício, deve ser realizada de forma individual e pessoal na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia carimbada pela entidade sindical deve ser entregue ao RH da empresa.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

- É necessário constar o número do RG, CPF e local de trabalho no documento.

Atenção
O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho.