Home > Notícias > CABO TOCO - Piquete segue a mil, e diretoras apresentam projeto cultural sobre BM e a Cabo Toco!

12/09/2023 - CABO TOCO - Piquete segue a mil, e diretoras apresentam projeto cultural sobre BM e a Cabo Toco!

Diretoria na manutenção do piquete

Enquanto o piquete Cabo Toco segue a mil no Acampamento Farroupilha, o Sindisaúde-RS também fez sua parte cultural, apresentando o projeto "Centenário da Revolução de 1923: A Brigada Militar na Revolução de 1923".  E as responsáveis escolhidas para detalhar o projeto, relacionando-a com a ex BM "Cabo Toco", honraram a tradição de luta das mulheres da saúde!

As diretoras sindicais Karen Ricoldi, Rosane Brunisaki e Fernanda Corassini apresentaram o projeto pelo Sindisaúde-RS. E a tenente aposentada da BM Terezinha Lima Rodrigues abrilhantou a apresentação: ela se formou soldada em 1987, na primeira turma de mulheres da BM, justamente intitulada "Turma Cabo Toco".

Você sabia por que o piquete tem o nome Cabo Toco?
Cabo Toco foi a primeira mulher a integrar as fileiras da corporação da Brigada Militar, em 1923. Para tanto, ingressou como enfermeira voluntária, mas no ano seguinte já se tornara combatente no ataque armado a suas tropas no Passo das Pitangueiras (Caçapava do Sul), quando salvou o Comandante João Vargas de Souza.

Projeto cultural: BM e a "Cabo Toco", uma mulher referência de empoderamento!

"Toda a patronagem do piquete é composta por dirigentes sindicais, a maioria mulheres. Mulheres fortes que vão à luta pra conseguir um mundo melhor, seguindo o exemplo da 'Cabo Toco', uma mulher empoderada e, literalmente, de luta, pois se juntou à BM para poder lutar pelo seu destino", comentou a diretora Rosane Brunisaki.

Com o exemplo da Cabo Toco, as diretoras e a tenente aposentada apresentaram o projeto cultural aos avaliadores do Acampamento Farroupilha.  A professora Karen abriu as falas, explicando como foi a Revolução Federalista, famosa pelos chimangos e maragatos. A seguir, a tenente Terezinha Rodrigues explicou o papel da BM na guerra, seus armamentos e o aparato humano da época: quem foram tenentes, sargentos e cabos. A partir de então, introduziu a importância da Cabo Toco dentro da guerra, que entrou como enfermeira e saiu como combatente e heroína.

A tenente aposetada Terezinha no meio das diretoras Catarina Gomes e Maria Helena

Após a tenente, a assistente social, técnica de enfermagem e diretora sindical Fernanda Corassini falou sobre empoderamento feminino. "Mulher pode estar em todos espaços, desde que queira. Dificuldades têm em todo lugar, mas nós temos que nos empoderar e fazer o que queremos", comentou.

Por fim, a também assistente social e diretora sindical, além de ex docente, Rosane Brunisaki, finalizou a apresentação explicando a importância da figura da Cabo Toco dentro do sindicato e para uma categoria com 80% de mulheres trabalhadoras. "Faz 15 nos que o piquete existe, e a Cabo Toco tem tudo a ver com nosso empoderamento como mulher, mulheres que são a maioria na saúde, vão à luta e conquistam, como conquistaram o piso da enfermagem, por exemplo. A partir do momento em que tu empodera essas mulheres com um salário melhor, trabalho do sindicato, isso gira a economia e melhora para todos", explicou Rosane. Rosane também destacou outras ações sindicais que atingem toda a sociedade, como o Encontro LGBTQIAPN+, que ocorre nesta quarta (13) a partir das 19h no piquete, e a luta contra o racismo.

Rosane Brunisaki (esquerda na foto), uma das apresentadoras do projeto culutural, e Carmem Brião, também diretora do Sindisaúde-RS

Crianças no piquete

Além da apresentação do projeto cultural, ontem (12) também foi dia de receber a criançada no piquete! Alunas (os) de escolas públicas foram recebidas (os) pelo diretor Luciano Soares e pelas diretoras Marly Magalhães (patroa do piquete), Elizete Wagner e Karen Ricoldi. As (os) dirigentes sindicais conversaram com as crianças sobre assuntos como importância da família e estudos (Luciano); sobre o próprio piquete (Marly); higiene e alimentação (Elizete); e ambiente escolar (Karen).
O diretor Luciano Soares com as crianças no piquete

Piquete Cabo Toco segue a mil!

Desde o dia 1º de setembro, o Sindisaúde-RS está no Acampamento Farroupilha esperando você no lote 29 dentro do Acampamento Farroupilha, com a Chama Crioula devidamente guardada. "O piquete é sempre uma de nossas ações festivas mais solicitadas pela categoria, e em 2023 não tem sido diferente", informou o patrão do piquete, diretor Carlos Alexandre SIlveira.

WhatsApp Image 2023-09-12 at 13.55.28 (1) WhatsApp Image 2023-09-12 at 13.55.30 WhatsApp Image 2023-09-12 at 13.55.30 (1) WhatsApp Image 2023-09-12 at 13.55.28 WhatsApp Image 2023-09-12 at 13.55.31