Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2021 - Sindiberf apresenta proposta, rechaçada pelo sindicato

18/10/2021 - CAMPANHA SALARIAL 2021 - Sindiberf apresenta proposta, rechaçada pelo sindicato

O Sindisaúde-RS realizou as duas primeiras reuniões com o Sindiberf, entidade que representa hospitais beneficentes, filantrópicos e religiosos gaúchos, na busca pelo reajuste salarial de 2021 (data-base abril de 2021). A patronal apresentou, em 30 de setembro, "proposta" de reajuste no valor de 3,47%, com pagamento apenas em março de 2022. Na segunda reunião, em 14 de outubro, o Sindiberf trouxe a mesma proposta, modificando apenas a data do reajuste, que seria em novembro de 2021, o que também foi imediatamente rechaçado pelo Sindisaúde-RS. Além disso, ambas as propostas não contam com retroatividade a abril/2021.

Palavra do Sindisaúde-RS

"Foi um desaforo essas primeiras rodadas de negociação. Ora, não existe querer dar apenas metade do INPC para quem está há 2 anos numa guerra contra o coronavírus, arriscando as próprias vidas, adoecendo, inclusive com sequelas. Além de tudo, existe um passivo gerado devido ao pagamento somente em janeiro da negociação referente à data-base do ano passado (abril/2020), passivo esse que a patronal reconheceu no documento oficial da Convenção anterior, mas que agora sequer discutiu.

Próxima reunião

Assim, as negociações continuarão, com próxima mesa em 27 de outubro.

INPC do período

"Proposta" Sindiberf
3,47% sem retroatividade

Delegados sindicais da base Sindisaúde-RS/Sindiberf na segunda reunião com a patronal

Você sabia que seu reajuste só existe por causa da negociação sindical?

Se você não sabe, no Brasil não existe reajuste automático: o seu salário só aumenta por causa do seu sindicato. Foi por causa da negociação do Sindisaúde-RS com o Sindiberf (entidade patronal) que você recebeu reajuste de 3,31% em janeiro de 2021, além de ter mantido direitos históricos conquistados pelo sindicato, como horas-extras a 100% e adicional noturno a 50% (pela CLT, você receberia apenas 50% e 20%, respectivamente). O documento da negociação, chamado de Convenção Coletiva de Trabalho, está aqui em nosso site.

Hospitais da base Sindiberf receberão mais de R$ 3.000.000.000 entre 2020 e 2021!

É isso mesmo. O Governo do RS já repassou mais de R$ 90 milhões para as gestões, enquanto o Governo Federal prometeu repassar R$ 2 bilhões através de uma Medida Provisória (MP). As gestões dizem que esses R$ 2 bilhões ainda não chegaram, mas só em 2020 já tinham recebido R$ 1,6 bilhão...

Confere você!
No site do Governo do Estado tem o repasse extraordinário de R$ 90 milhões, e no Google você procura por “repasses hospitais filantrópicos” para verificar a Medida Provisória que repassa R$ 2 bilhões e os repasses de 2020 no valor de R$ 1,6 bilhões.

O que é o Sindiberf?

Resumidamente, representa hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos de todo o RS. Alguns desses hospitais, cujas negociações do Sindisaúde-RS contemplam as (os) trabalhadoras (os): Santa Casa de POA, Beneficência, Cardiologia (POA e Viamão), Padre Jeremias (Cachoeirinha), D. João Becker (Gravataí), Hospital de Alvorada, Hospital de Camaquã, Hospital de São Lourenço do Sul.